PACOTE BARATO |

PB

Como chegar na Chapada dos Veadeiros e onde ficar (3 principais cidades)

continua depois do anúncio

Se você sempre quis saber como chegar na Chapada dos Veadeiros e onde ficar na sua viagem ao parque nacional, esse é o guia perfeito para você.

A grande vantagem do Parque da Chapada dos Veadeiros é que ele é um dos parques nacionais mais visitados e de mais fácil acesso no Brasil, quando comparado aos outros famosos parques da Chapada das Mesas, Diamantina e dos Guimarães.

A Chapada dos Veadeiros fica no interior do estado de Goiás e o aeroporto mais próximo das principais cidades de apoio do parque é o aeroporto de Brasília.

O destino fica em uma grande área de proteção ambiental que foi recentemente concedida pelo governo brasileiro para administração privada. As principais cidades de apoio com boas opções de hospedagem e alimentação são as cidades de Alto Paraíso e São Jorge.

Chapada dos Veadeiros: onde fica?

O parque nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás e está localizada a aproximadamente 220 km de Brasília e a 425 km de Goiânia. Os principais atrativos da região ficam próximos das cidades de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Vou citar mais abaixo como chegar em cada uma e qual cidade vale mais a pena se hospedar.

A chapada é muito conhecida pelas suas belíssimas cachoeiras e suas enormes formações com cristais de quartzos.

chapada dos veadeiros onde fica e como chegar
Catarata dos Couros na Chapada dos Veadeiros

Como chegar a Chapada dos Veadeiros

Agora que você já sabe onde fica a Chapada dos Veadeiros saiba que chegar na Chapada dos Veadeiros não é uma tarefa difícil.

Aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros

O aeroporto de Brasília é o mais próximo da Chapada dos Veadeiros. Para encontrar a passagem mais barata possível acesse nossa lista de datas mais baratas para viajar.

Apesar da Chapada dos Veadeiros ficar no estado de Goiás, o aeroporto de Goiânia é mais distante do portal da chapada do que o aeroporto de Brasília.

Leia: Cachoeira Almécegas 1, 2 e 1000 na Chapada dos Veadeiros: veja onde ficam

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Estrada até a Chapada dos Veadeiros

A estrada de Brasília até a Chapada dos Veadeiros no interior do estado de Goiás não é muito movimentada e está em ótimas condições. Então vamos ver como chegar a Chapada dos Veadeiros de carro e de ônibus nesse guia.

A melhor opção para quem está viajando seja sozinho ou em grupo é ir de carro próprio até chegar as principais cidades da Chapada dos Veadeiros.

Todos os atrativos da região ficam distantes das principais cidades. Principalmente a Cachoeira Santa Bárbara que fica na comunidade Kalunga a mais de 100 km de distância de Alto Paraíso, principal cidade da Chapada dos Veadeiros.

chapada dos veadeiros como chegar
Você pode se locomover por todo o parque de carro tranquilamente, apenas não se esqueça de fazer o download do mapa offline no seu aplicativo do Google Maps!

Não há nenhum pedágio no caminho de Brasília até a Chapada dos Veadeiros.

O caminho até chegar a Chapada dos Veadeiros saindo de Brasília tem 220 km de distância no sentido norte pela BR-010 que corta os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal. A estrada até a chapada está em boas condições e você pode chegar até a Chapada dos Veadeiros com qualquer veículo.

Se tiver disposição e tempo, a mesma estrada que liga Brasília a chapada é a estrada que leva até o Parque Estadual do Jalapão. Você pode seguir até as principais cidades e emendar uma super viagem.

saindo de Brasília de carro até chegar na Chapada dos Veadeiros

A melhor forma de chegar até a Chapada dos Veadeiros é saindo de carro direto do aeroporto de Brasília. Além de ser a forma mais rápida e prática para chegar nas 3 principais cidades da Chapada dos Veadeiros.

E como já citei acima, as atrações da chapada são distantes das cidades e o único jeito de chegar até o início das trilhas é de carro.

Na hora de reservar o carro, caso esteja indo até Brasília de avião, o melhor site para buscar preços baixos é o Rentcars. Você pode buscar o preço do aluguel em todas as melhores locadoras do aeroporto de Brasília. O preço já inclui a proteção básica para te ajudar no caso de algum problema.

Leitura recomendada: Cachoeira Poço Encantado na Chapada dos Veadeiros (a mais fácil da chapada)

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vou deixar um mapa aqui embaixo para vocês verem como chegar na Chapada dos Veadeiros, você pode seguir o GPS sem problemas.

Você pode aproveitar para conhecer o complexo da Catarata dos Couros, onde fica a Cachoeira da Muralha, se sair cedo de Brasília. A entrada para o local fica antes da cidade de Alto Paraíso.

Como chegar de ônibus à Chapada dos Veadeiros em Goiás

Ir de ônibus até as cidades de Alto Paraíso ou São Jorge na Chapada dos Veadeiros não é muito indicado. A não ser que você vá encontrar alguém com carro por lá, ou já tenha fechado um pacote que inclua o veículo com algum guia ou com alguma empresa na chapada.

Os ônibus que saem de Brasília com destino a Alto Paraíso de Goiás, custam em média R$55 e saem a cada 4 horas da rodoviária de Brasília. O trajeto dura 4 horas e você pode reservar a sua passagem direto no site da Real Expresso ou no site da ClickBus.

Se o seu destino é a vila de São Jorge, na entrada do parque nacional, você vai precisar se deslocar da rodoviária de Alto Paraíso de táxi, Uber ou carro. A vila fica a 38 km de distância de Alto Paraíso, 35 minutos de carro.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros?

Existem boas opções de hospedagem para ficar na sua vista à Chapada dos Veadeiros, principalmente nos sites do Booking e Airbnb.

Porém, você deve se atentar em qual cidade ficar de acordo com o seu estilo e perto de qual atração você quer visitar. Então vamos as 3 principais cidades para se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Hospedagem em Alto Paraíso, Goiás

Alto Paraíso em Goiás é o portal de entrada da Chapada dos Veadeiros. A cidade é a mais bem estruturada do parque nacional e é tem as melhores opções de hospedagem e restaurantes.

Além disso, a cidade de Alto Paraíso é a mais centralizada das 3 principais cidades do parque. A maioria das atrações vai ficar entre 5 km e 40 km, e a no máximo 120 km de distância do centro da cidade. A cidade é a opção mais escolhida pelos visitantes da região para se hospedar.

Leia também: Catarata dos Couros: veja as 3 principais cachoeiras do complexo

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ao chegar na cidade de Alto Paraíso você pode aproveitar para conhecer a Cachoeira Loquinhas que fica a poucos quilômetros do centro.

Veja as opções de hospedagem em Alto Paraíso no HURB, você pode parcelar a sua estadia em até 12x no cartão.

Hospedagem em Vila de São Jorge no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Após passar pelo portal da chapada em Alto Paraíso, no caminho para a Vila de São Jorge, você pode aproveitar para visitar as atrações que ficam na beira da estrada: as Cachoeira Almécegas 1 e 2 e o famoso Vale da Lua.

A Vila de São Jorge é a pequena cidade que dá acesso às trilhas localizadas no parque nacional, como as trilhas para o Mirante da Janela e outras cachoeiras nos arredores como a Cachoeira do Segredo.

A vila de São Jorge é mais indicado para os viajantes que querem um contato ainda mais próximo com a natureza. Não há ruas de asfalto na vila e a maioria das opções de restaurantes e hospedagem são mais simples do que em Alto Paraíso, apesar de haverem algumas opções até sofisticadas.

Não deixe de ver o nosso guia para o Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo na Chapada dos Veadeiros.

Hospedagem em Cavalcante

A cidade de Cavalcante é onde fica a entrada para o caminho de terra que leva até a mais famosa cachoeira da região, a Cachoeira Santa Bárbara, que fica a 120 km de Alto Paraíso.

ATENÇÃO ao visitar a Cachoeira Santa Bárbara! Atualmente o preço para visitar a cachoeira está beirando o absurdo, da última vez que fiquei sabendo estavam cobrando 260 por pessoa para visitar a atração por 30 minutos somente.

No caminho para Cavalcante, após passar por Alto Paraíso, você pode aproveitar para visitar a Cachoeira Poço Encantado. Você também pode se hospedar na propriedade se preferir não ir até Cavalcante.

Leitura recomendada: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Cavalcante é uma boa opção para dormir no dia anterior a sua visita à Cachoeira Santa Bárbara. Dessa forma você chega cedo a cachoeira e consegue tirar boas fotos com poucas pessoas. A cachoeira começa a encher de pessoas a partir das 10 horas.

Caso chegue muito tarde, você pode acabar enfrentando muitas filas ou mesmo nem conseguir visitar, por causa da quantidade limitada de visitantes.

cachoeira santa barbara em cavalcante goiás
Cachoeira Santa Bárbara em Cavalcante

Qual a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros fica no centro oeste do Brasil, no estado do Goiás, então ela pode ser visitada durante todo o ano tranquilamente.

O calor é intenso de janeiro a janeiro. O único problema que você pode enfrentar na sua viagem em relação ao tempo é a chuva. Porém em épocas chuvosas as cachoeiras ficam mais cheias e belas.

Algumas cachoeiras não existem no período do seca, como, por exemplo, a Cachoeira do Abismo que fica na metade do caminho até o Mirante da Janela.

Agora que você já sabe onde fica, como chegar, e onde ficar na Chapada dos Veadeiros, aproveite para visitar um dos melhores destinos do Brasil. Não deixe de deixar um comentário aqui embaixo se tiver alguma dúvida que responderemos o mais rápido possível.

Compartilhe:

Leia também...