Catarata dos Couros na Chapada dos Veadeiros

A Catarata dos Couros é com certeza uma das 5 melhores atrações na Chapada dos Veadeiros em Goiás. O acesso para a Catarata dos Couros ainda não é dos melhores, mas a visita com certeza vale a pena.

A área é afastada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o acesso a estrada de terra fica a 18km do centro de Alto Paraíso, no caminho para Brasília. Você pode aproveitar na chegada da sua visita a chapada para conhecer a Catarata dos Couros de primeira já no caminho para o seu hotel ou pousada!

Não deixe de conferir a nossa lista de voos baratos para Brasília para economizar ainda mais na sua viagem.

Como chegar na Catarata dos Couros

Se você ainda não sabe como chegar na Chapada dos Veadeiros, não deixe de conferir o nosso guia completo de como chegar a Alto Paraíso ou a vila de São Jorge em Goiás, as principais cidades da Chapada dos Veadeiros.

saindo de Brasília

Se você estiver disposto, a Catarata dos Couros pode ser a sua primeira atração no caminho até a Chapada dos Veadeiros. O acesso a estrada de terra que leva até o local fica a 18km do portal da chapada em Alto Paraíso.

Para chegar a estrada de terra que leva até a Catarata dos Couros, basta sair de Brasília em direção a Alto Paraíso na BR-010 e observar as placas no local. Saindo de Brasília o acesso para a Catarata dos Couros fica a 200km de distância da capital do Brasil, saindo a esquerda.

saindo de São Jorge ou Alto Paraíso

O caminho de Alto Paraíso até a Catarata dos Couros tem 53km de extensão, sendo 18km de asfalto e 35km de estrada de terra em condições não tão boas, mas não requer um carro especial ou 4×4.

Para chegar a Catarata dos Couros, primeiro você deve sair de Alto Paraíso ou São Jorge em direção a Brasília até pegar a GO-118 ou BR-010. Após a rotatória, no portal da Chapada dos Veadeiros, basta seguir no asfalto na direção sul por 18 quilômetros até chegar a saída a direita que dá acesso a estrada de terra que leva até a Catarata dos Couros.

O caminho até a estrada de terra que dá acesso ao complexo das cachoeiras é bem sinalizado e há uma placa que mostra o acesso para o local.

A estrada de terra tem 35km de extensão e pode ser percorrida por qualquer veículo com as devidas precaucações. Apesar do trajeto não estar em condições tão boas, não é necessário veículo 4×4 para chegar ao estacionamento da catarata.

Você pode seguir facilmente o caminho pelo Google Maps até o estacionamento da Catarata dos Couros. Não há cobrança de entrada no local, e também não precisa pagar para estacionar.

trilha para a Catarata dos Couros

Após estacionar o carro no estacionamento da Catarata dos Couros, você deve seguir na trilha até o local por 2km de descida até chegar a primeira queda que é a Cachoeira da Muralha.

A trilha não possui sinalização, mas é bem marcada e fácil de ser seguida. Basta caminhar pelas pedras e ir descendo até encontrar os visitantes do local no final da descida.

trilha para a catarata dos couros
Descida da trilha para a Catarata dos Couros

Precisa de guia para visitar a Catarata dos Couros?

Você não precisa de guia para visitar a Catarata dos Couros. Para chegar ao estacionamento do local basta usar o Google Maps e observar a sinalização no local. Além disso a trilha no local, apesar de não ser sinalizada, é bem fácil de ser seguida. Basta seguir o Rio dos Couros pela direita e descer para ver as outras cachoeiras: Almécegas 1000, Cachoeira de São Vicente e Cachoeira do Parafuso.

É perigosa a visita a Catarata dos Couros?

Não é perigoso visitar a Catarata dos Couros. O caminho até o local é bem movimentado, se você tiver algum problema com o carro é fácil de alguém parar e ajudar para resolver. Além disso a trilha no local é bem marcada, apesar de não sinalizada.

Para visitar a Catarata dos Couros, Almécegas 1000 e a Cachoeira do Parafuso basta tomar as precaucações básicas de visita em qualquer lugar. Evite pular de pedras, principalmente de cabeça, e use calçados altos como botas e caneleiras para evitar picadas de cobra e outros animais.

Outras atrações na Catarata dos Couros

Além da Catarata dos Couros, a região onde percorre o Rio dos Couros também inclui a belíssima Cachoeira do Parafuso, Cachoeira de São Vicente e a Almécegas 1000. Se você tiver disposição para descer todo o trajeto até o final, você vai poder curtir o local por inteiro.

Cachoeira da Muralha

A Cachoeira da Muralha é a primeira atração após a descida da trilha na Catarata dos Couros. A cachoeira tem esse nome, pois a formação rochosa no local relembra realmente uma muralha. A vista ao chegar no local é belíssima.

catarata dos couros
Cachoeira da Muralha e Catarata dos Couros

No local existem dois poços bons para banhos e o poço tem uma cor esverdeada muito bonita. Se quiser conhecer as outras quedas do local, você pode deixar para se banhar nessa cachoeira no final, após subir e descer a trilha que leva até as outras quedas do local.

catarata dos couros
cachoeira da muralha e catarata dos couros
Poço para banho na Cachoeira da Muralha

Para chegar ao poço da Cachoeira da Muralha é preciso atravessar o Rio dos Couros em um trecho de pedras que formam um caminho.

Almécegas 1000

A Cachoeira Almécegas 1000 não é tão bonita como as suas “irmãs” Almécegas 1 e 2 no caminho de Alto Paraíso para São Jorge. O local é bom para banho para quem quer evitar locais com muitas pessoas. Existem vários locais para banho com areia fininha ao longo do Rio dos Couros.

almécegas 1000 na chapada dos veadeiros
Almécegas 1000

Cachoeira de São Vicente

A Cachoeira de São Vicente é a próxima queda descendo a trilha da Catarata dos Couros. A descida é feita pelas pedras e é bem marcada mas não há sinalização.

Existe um pequeno poço para banho na descida do local. É bom ter muito cuidado ao visitar a Cachoeira de São Vicente pois as pedras são escorregadias e a descida é muito íngrime.

Cachoeira de São Vicente na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira de São Vicente na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Parafuso

A Cachoeira do Parafuso é a última cachoeira do local. Para chegar até o final da queda, basta seguir a esquerda do rio, na direção em que corre a água, descendo pelas pedras até o poço para banho da cachoeira.

A trilha até a Cachoeira do Parafuso é um pesada, pois a descida é muito íngrime e tem que subir também para voltar. Além disso a descida não é sinalizada. Por isso só indico a descida até a última queda se você realmente tiver um bom condicionamento físico e muito cuidado!

Você pode observar a cachoeira do poço da Cachoeira de São Vicente. Na minha visita a Catarata dos Couros acabei não descendo até o final, então vou ficar devendo a foto da Cachoeira do Parafuso 🙁

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros para visitar a Catarata dos Couros

A melhor opção para se hospedar em Alto Paraíso é a Pousada Casa da Lua em Alto Paraíso. A pousada oferece suítes com hidromassagem, e suítes comuns, além de piscina na área externa e café da manhã. Para reservar a sua estadia na Chapada dos Veadeiros acesse o site do Hotel Urbano e garanta a sua reserva em até 12x sem juros.

pousada em alto paraíso
Pousada Casa da Lua em Alto Paraíso
onde se hospedar para conhecer a catarata dos couros

Dica para aluguel de carro na Chapada dos Veadeiros

A forma mais barata para alugar carro é pela parceria do cartão MasterCard com a locadora Unidas. Basta se cadastrar no programa MasterCard Surpreenda que você recebe 1 diária grátis por diária do seu contrato de locação. Por exemplo, caso você alugue um carro por 6 dias, você paga apenas 3 diárias do aluguel.

Para reservar o carro acesso o site da parceria com a Unidas: Unidas e Mastercard Surpreenda.

Por enquanto é só isso, mas...

...não se esqueça de deixar sua opinião ou pergunta na nossa caixa de comentários.
Quer receber as melhores ofertas e dicas no seu e-mail? Cadastre-se aqui embaixo e não perca nada. Os melhores preços não duram muito tempo.

Sua opinião é importante para nós

Deixe uma resposta