PACOTE BARATO |

PB

Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

descida para o mirante da janela após a cachoeira do abismo
continua depois do anúncio

A trilha do Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo na Chapada dos Veadeiros é com certeza a atração mais impressionante de todas as trilhas do circuito no parque nacional.

Toda a trilha para o Mirante da Janela foi revitalizada recentemente e o proprietário do local realmente caprichou na obra.

O acesso para o Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo agora tem escadas de madeira durante todo o percurso de subida, descida e marcação para ninguém se perder. Porém, mesmo com o acesso facilitado, a trilha tem um nível de difícil a moderado, mas não chega a ser necessário um guia.

Se você ainda não garantiu o seu voo para Brasília para conhecer a Chapada dos Veadeiros, não se esqueça de dar uma olhadinha antes na nossa lista de datas baratas para viajar para economizar muito na sua viagem.

Perguntas frequentes sobre o Mirante da Janela

Vou responder aqui rapidinho as dúvidas mais comuns para quem não tem tempo a perder 🙂

É só clicar na pergunta para abrir a resposta e se informar sem perder tempo.

O Mirante da Janela também é conhecido como Janela do Abismo por causa da disposição das pedras no topo do morro que lembram uma janela.

Você também pode gostar desses artigos sobre a Chapada dos Veadeiros

Não deixe de conferir nossos outros artigos sobre a Chapada dos Veadeiros para ter certeza de que vai conhecer todos os melhores pontos além do Mirante da Janela na sua viagem à chapada.

Caminho até o estacionamento do Mirante da Janela

Caso esteja hospedado em Alto Paraíso, primeiro você deve se deslocar até a Vila de São Jorge para chegar ao estacionamento do mirante. Não deixe de conferir nossas dicas de pousadas em Alto Paraíso.

Para as pessoas que preferem se hospedar em São Jorge o caminho é bem mais curto. Não deixe de visitar a Cachoeira do Segredo se estiver hospedado em São Jorge. A cachoeira fica bem próxima ao pequeno vilarejo.

O caminho até o estacionamento para o início da trilha do Mirante da Janela pode ser feito facilmente via GPS. Vou colocar os dois caminhos disponíveis saindo da vila de São Jorge aqui embaixo para facilitar.

Você pode gostar: Como chegar na Chapada dos Veadeiros e onde ficar (3 principais cidades)

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Você pode optar pelo caminho por dentro da vila de São Jorge ou o caminho pela GO-239 que tem um pouco menos de estrada de terra, porém é 3 km mais longo.

Tudo vai depender das condições da estrada de terra e de onde você está hospedado. O caminho não é muito bom mas pode ser feito por qualquer carro.

Veja o mapa no Google: caminho até o Mirante da Janela

Início da trilha para o Mirante da Janela no parque da Chapada dos Veadeiros

O início da trilha começa no estacionamento do local que fica na área do parque nacional no pequeno vilarejo de São Jorge. O estacionamento da trilha fica a 3 km do centro do vilarejo e o acesso é feito via uma estrada de terra em condições não tão boas, mas que pode ser acessado por qualquer carro.

Porém, ao chegar próximo do local, fique atento as placas para não perder a entrada para a Janela do Abismo e Cachoeira do Abismo.

Após estacionar o carro, desça no final do estacionamento por cerca de 500 metros até a portaria educativa do local. Não se esqueça de levar o dinheiro para o pagamento da entrada para não ter que voltar até o carro, pois o caminho até a entrada já é uma boa descida.

Trilha para Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Descida até chega na entrada da trilha
entrada da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Entrada para a trilha do mirante e da cachoeira
entrada da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Portaria educativa da trilha para o Mirante da Janela
entrada da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Cafézinho na entrada da trilha 🙂

Na entrada você pegar todas as informações sobre a trilha, tomar um café, e aproveitar para descansar um pouco porque o caminho até o Mirante da Janela do Abismo é longo, principalmente se o sol estiver muito forte no dia, o que é muito comum em Goiás.

Cachoeira do Abismo: metade da trilha até o Mirante da Janela

A Cachoeira do Abismo fica na metade da trilha no caminho até o Mirante da Janela. O caminho até a cachoeira leva cerca de 45 minutos e tem aproximadamente 1,5 km.

Na minha visita à Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira do Abismo estava sem águas, pois era o período de seca na Chapada dos Veadeiros que vai de maio a outubro.

Dica de leitura: Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: local exótico e curioso

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Nos outros meses do ano um banho na cachoeira é um bom ponto de parada na metade da trilha para descansar um pouco da subida e descida.

O visual da cachoeira já é maravilhoso e você pode aproveitar para tirar fotos na borda infinita do local enquanto se banha e descansa um pouco. Como o poço para banho é pequeno, caso haja muitas pessoas na sua visita à cachoeira do Abismo, você pode ter que esperar um pouco para tirar uma foto sem ninguém.

Todos os visitantes passam pela Cachoeira do Abismo, tanto na ida, quanto na volta para o mirante.

Cachoeira do Abismo em época de seca
Cachoeira do Abismo na época da seca 🙁

Após a cachoeira é só reiniciar a descida pelas escadas de madeira que o dono construiu no local para seguir até o final da trilha. O trecho é bem demarcado e não apresenta nenhuma dificuldade, apenas requer um pouco de condicionamento físico.

As trilhas do parque nacional da Chapada dos Veadeiros no geral são longas e cansativas, então vá preparado! Caso esteja procurando por trilhas fáceis você pode ver os nossos guias sobre a Cachoeira Poço Encantado e Cachoeiras Almécegas 1 e 2.

Na minha visita cheguei a ver crianças e pessoas mais velhas na trilha. Apesar da dificuldade, acredito que todos conseguem percorrer o caminho de 3 km sem dificuldades, basta apenas tirar alguns bons momentos de descanso no caminho, levar bastante água, comida, e um boné ou chapéu para se proteger do sol.

descida para o mirante da janela após a cachoeira do abismo
Descida da trilha após a Cachoeira do Abismo

Mirante da Janela: como encontrar

Depois de ter alcançando a cachoeira do Abismo, após um quilômetro e meio, aproximadamente 1 hora ou 1 hora meia de caminhada, você vai chegar até o topo do morro onde estão todos os belos mirantes do local.

Seguindo a esquerda você vai chegar ao maiores mirantes construídos pelo dono do local e vai se surpreender com o visual. Se quiser ir direto para o mirante da janela, basta seguir o caminho pela direita sem nenhuma dificuldade e descer um pouco nas pedras para ver a cachoeira por entre as pedras. O visual é de tirar o fôlego!

Em época de alta temporada na Chapada dos Veadeiros é muito comum a formação de filas no local. Então se você puder escolher um horário mais para o final da tarde, pode ser uma boa opção se o dia não estiver muito quente. Porém, tente chegar antes das 15 horas no início da trilha para não pegar o caminho a noite.

Leia também: Quando ir à Chapada dos Veadeiros? Veja a melhor época para visitar o parque nacional

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Se quiser tirar fotos no nascer ou pôr do sol, é melhor contratar um guia experiente no local. Já vi pessoas acordarem bem cedo para começar a trilha perto das 4:30 da manhã para tirarem fotos no nascer do sol no topo do mirante.

trilha para Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Subida até o alto do morro

O caminho após a Cachoeira do Abismo até o Mirante da Janela é bem fácil e não exige guia, basta seguir as escadas e as trilhas demarcadas no caminho. Nunca saia da trilha e tome muito cuidado ao subir e descer as escadas de madeira.

mirante da janela
Vista de um dos mirantes no topo da montanha na Chapada dos Veadeiros

Topo do Mirante da Janela

Atualmente no topo do Mirante da Janela existem muitas construções de madeira e vários mirantes para contemplar a cachoeira, a natureza no local e locais para descansar. O visual no local é realmente de tirar o fôlego.

Na minha visita, os pontos altos da Chapada dos Veadeiros na minha opinião foram o Mirante da Janela, a Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Loquinhas em Alto Paraíso. Cada local tem sua particularidade e beleza.

mirante da janela
mirante da janela
Construção de madeira no morro do Mirante da Janela

Mirante da Janela: 4 dicas muito importantes

Não vá muito tarde. A trilha apesar de fácil e bem marcada não é fácil e exige bom condicionamento físico. A trilha inteira é ou muito íngreme na subida, ou na descida, por isso não vá muito tarde ao local para não trilhar a noite.

Leve bastante água e alguma coisa para comer. O clima na Chapada dos Veadeiros é muito quente e o sol vai estar forte em algum momento da trilha, seja na ida ou na volta. Por isso é muito importante levar água e algo para comer.

Faça paradas com frequência. A trilha para o Mirante da Janela e para a Cachoeira do Abismo é fácil de ser seguida e não requer guia, mas exige condicionamento. Qualquer pessoa consegue fazer a trilha, cada uma no seu tempo, e vale realmente a pena conhecer o local, pois o visual e a construção do local é impressionante.

Economize no seu voo. Não deixe de conferir a nossa lista de datas mais baratas para viajar para garantir o seu voo para a Chapada dos Veadeiros com o melhor preço possível!

Compartilhe:

Leia também...