PACOTE BARATO |

PB

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: local exótico e curioso

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
continua depois do anúncio

O Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros é uma das atrações mais bonitas e exóticas do parque nacional. O Vale da Lua fica em uma propriedade particular e tem fácil acesso de carro e uma trilha curta bem demarcada que dispensa guia.

O nome Vale da Lua é devido à característica do solo no local que realmente lembra o solo lunar, e como a Chapada dos Veadeiros é muito famosa por ser uma região frequentada por visitantes de outros planetas, o Vale da Lua acaba contribuindo ainda mais para a superstição local.

A superstição é tanta na cidade que existe até um ponto turístico na região que tem o nome de estacionamento de disco voador, e você também pode ver decoração com alienígenas por toda a cidade.

Qual cidade fica o Vale da Lua?

O Vale da Lua fica na cidade de Alto Paraíso de Goiás, na estrada que liga o vilarejo de São Jorge e o portal da Chapada dos Veadeiros.

Às duas cidades são as principais opções de hospedagem para quem visita o parque nacional. Alto Paraíso tem uma melhor estrutura, enquanto na menor, na Vila de São Jorge, não há asfalto e as hospedagem são mais rústicas.

Existem muitas opções de hospedagem no caminho entre as cidades de Alto Paraíso e São Jorge caso você esteja buscando se isolar e curtir a tranquilidade da Chapada dos Veadeiros. A melhor opção para encontrar essas hospedagem é no site do AirBnB.

Toda parte do caminho entre as cidades é asfaltado, e são apenas 4 km em estrada de terra em boas condições até o estacionamento do Vale da Lua.

Além disso, apesar de ficar em Alto Paraíso, a atração está mais próxima das hospedagens na vila de São Jorge.

Leia: Cachoeira Poço Encantado na Chapada dos Veadeiros (a mais fácil da chapada)

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira no Vale da Lua (fonte: WikiMedia)

Na metade do caminho você pode aproveitar para visitar as Cachoeiras Almécegas 1 e 2 na Fazenda São Bento. Não deixe de conferir o nosso guia sobre as cachoeiras na Fazenda São Bento. Você pode inclusive se hospedar na pousada que há na fazendo e até almoçar por lá.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vale da Lua: como chegar

Primeiro você deve saber como chegar na Chapada dos Veadeiros, e saiba que não é uma tarefa difícil. Saindo de Brasília o caminho é bem fácil de ser seguir e é totalmente asfaltado.

Vale da Lua saindo de Alto Paraíso

Saindo de Alto Paraíso é só seguir no portal da chapada em direção a vila de São Jorge. Em direção a entrada do Parque Nacional e vila de São Jorge são 32 km de asfalto de Alto Paraíso até a saída para a estrada de terra na GO-239.

Na saída da rodovia para a estrada de terra que leva até o Vale da Lua há uma grande placa que indica a entrada para o local.

Vou colocar o mapa aqui embaixo, e se quiser é só seguir o GPS, não tem como errar. Tome muito cuidado ao trafegar na estrada de terra, pois a visibilidade fica limitada quando há algum carro a frente ou vindo na contramão. Não é preciso nenhum carro especial para chegar ao Vale da Lua.

Caso esteja hospedado em Alto Paraíso, você pode aproveitar para visitar a Cachoeira Loquinhas no mesmo dia da sua visita ao Vale da Lua. A Cachoeira Loquinhas fica a poucos quilometros de distância do centro de Alto Paraíso.

Saindo de São Jorge até o Vale da Lua

Caso esteja hospedado em São Jorge, o caminho é ainda mais curto. Do centro do vilarejo para a saída da rodovia são apenas 5 km até a saída para a estrada de terra que dá acesso ao vale.

Depois o caminho é o mesmo. A partir da placa, são mais 4 km em estrada de terra até o estacionamento do local. É só seguir o GPS também.

Leia também: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

Caso esteja hospedado na Vila de São Jorge, você pode visitar a Cachoeira do Segredo pela manhã e o Vale da Lua na parte da tarde.

Trilha para o Vale da Lua

A trilha para o Vale da Lua é curta, são apenas 20 minutos de caminhada, sem subidas ou descidas, até as quedas de água e os poços para banho na propriedade.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Caso você goste de trilhas curtas e esteja viajando com crianças pequnas, você também pode aproveitar para conhecer a Cachoeira Poço Encantado em Teresina de Goiás, que fica próxima a Alto Paraíso no caminho para a Cachoeira Santa Bárbara.

Não é necessário, mas você pode contratar um guia para conhecer o Vale da Lua se preferir.

O local é um pouco perigoso, e há algumas cachoeiras escondidas que um guia credenciado pode te ajudar a encontrar.

Na minha visita eu não tive coragem de me enfiar nos buracos da lua para tentar encontrar essas quedas de água que ficam escondidas no local.

Após a trilha de 900 metros, você já chega até o Vale da Lua e pode curtir o local. Vou deixar uma sequência de fotos aqui embaixo para vocês verem como o lugar é realmente diferente!

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros (fonte: WikiMedia)

Piscinas naturais

Após a descida da trilha, você vai se deparar com o local que realmente lembra o solo lunar. Depois é só descer com cuidado pela lateral direita até chegar as piscinas naturais do Vale da Lua.

Dica de leitura: Como chegar na Chapada dos Veadeiros e onde ficar (3 principais cidades)

A maior piscina e a que os visitantes ficam mais tempo é a última do local. Você pode relaxar por algumas horas no local e depois retornar para a hospedagem ou seguir para a próxima atração.

No final desse guia tem mais atrações da Chapada dos Veadeiros para você se inspirar!

A trilha para retornar não é a mesma que se faz para chegar ao local. Para retornar, a trilha fica pelo canto direito da última piscina e é bem rápido o trajeto de volta ao estacionamento. Os monitores no local podem te ajudar a mostrar o caminho.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: local exótico e curioso - cachoeira
Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: local exótico e curioso - cachoeira
Cachoeira diferente na Chapada dos Veadeiros
O visual do local é realmente diferenciado (fonte: WikiMedia)

Horário de funcionamento do Vale da Lua

O Vale da Lua tem horário de funcionamento limitado de 7:30 às 17:00, e assim que chega o horário próximo do fechamento os funcionários do local começam a apitar para avisar os visitantes que devem iniciar a trilha de volta.

A subida de volta para o estacionamento do Vale da Lua é feito pela parte de baixo e não pela parte de cima onde chegam os visitantes. Existem monitores no local que auxiliam as pessoas.

O tempo ideal para conhecer o Vale da Lua é de 2 a 3 horas. Mas você pode chegar depois do almoço e ficar até fechar, às 17h00 se preferir.

Não existem restaurantes no Vale da Lua, caso queira almoçar ou jantar você pode se deslocar até a Fazendo São Bento onde ficam as Cachoeiras Almécegas 1 e 2, ou até a Vila de São Jorge. Se já estiver tarde, o local mais próximo para comer é a vila de São Jorge.

Quanto custa a entrada no Vale da Lua?

A entrada para o Vale da Lua em 2022 custa R$30 por pessoa e pode ser paga em dinheiro ou cartão no estacionamento na entrada da propriedade. Não é necessário pagar pelo estacionamento.

Leia: Quando ir à Chapada dos Veadeiros? Veja a melhor época para visitar o parque nacional

Você também pode comprar água, refrigerante e algum lanche na entrada, mas é sempre bom levar a sua comida e água na mochila. Também há um banheiro no estacionamento.

Pousadas para visitar a Chapada dos Veadeiros

Existem muitas opções de pousadas na Chapada dos Veadeiros. O local é sem dúvidas um dos melhores em relação custo-benefício também para quem gosta de reservar estadia pelo site do AirBNB.

Como estamos preparados no site, preparamos um guia completo das melhores pousadas da chapada para você reservar a sua estadia e economizar bastante ou curtir com muito estilo e elegância.

Vista aérea do local

Para vocês verem como é belíssimo o local, vou deixar um vídeo de drone do canal do YouTube Imagens Brasil Sul.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Outras atrações na Chapada dos Veadeiros

Ainda estou na meta de zerar a Chapada dos Veadeiros e cada dia que passa há mais o que se fazer no parque nacional. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo de lugares que já visitei no parque além do Vale da Lua para vocês visitarem também.

Mirante da Janela

O Mirante da Janela está dentro no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As trilhas no parque são mais pesadas, mas valem muito a pena. Não deixe de conferir o nosso guia sobre o Mirante da Janela.

mirante da janela
mirante da janela

Catarata dos Couros

A Catarata dos Couros fica localizada um pouco distante do portal da Chapada, e o acesso na estrada de terra é um pouco mais complicado assim o da Cachoeira do Segredo.

Mas a visita é realmente compensadora. Veja nosso guia sobre a Catarata dos Couros.

Leitura recomendada: Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros: veja as 10 mais famosas da região

Cachoeira da Muralha
cachoeira do parafuso chapada dos veadeiros

Cachoeira Almécegas 1 e 2

Você pode fazer a visita às Cachoeiras Almécegas 1 e 2 junto com o Vale da Lua no mesmo dia. Os três locais tem fácil acesso de carro e trilhas leves que podem ser feitas por qualquer pessoa. Além disso, os estacionamentos ficam separados a poucos quilômetros de distância.

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: local exótico e curioso - cachoeira
almécegas 2

Compartilhe:

Leia também...