PACOTE BARATO |

PB

Morro da Igreja e Pedra Furada na serra de SC (visita gratuita)

morro da igreja e pedra furada
continua depois do anúncio

Que tal conhecer alguns dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense? Você sabia que o acesso ao mirante do Morro da Igreja é gratuito? Continue lendo e descubra como você pode visitar esses encantadores atrativos do sul do Brasil

O Morro da Igreja é considerado o ponto mais alto habitado na região sul do país, com incríveis 1.822 metros de altitude. A vista de lá é de tirar o fôlego e impressiona a todos os que o visitam.

Além disso, do mirante do local você poderá ver a magnífica Pedra Furada, uma formação rochosa diferenciada que rende ótimas fotos, mesmo de longe. Para os amantes de aventura, você pode chegar bem pertinho da pedra através de uma trilha guiada.

Ambos ficam localizados no município de Urubici, que se encontra cerca de 170 km da capital de Santa Catarina, Florianópolis. Apesar de a visita ser gratuita, é preciso solicitar uma autorização prévia a um órgão do município. Falaremos a seguir um pouco mais sobre isso.

Confira agora dicas essenciais para conhecer as atrações mais queridas da serra de Santa Catarina e uma sugestão de outros atrativos para incluir no seu roteiro pelo destino. 

Como ter acesso ao Morro da Igreja?

Conforme mencionado acima, é preciso ter uma autorização prévia para acessar ao Morro da Igreja, pois existe um número limite de visitantes diário. 

A autorização pode ser obtida no site do ICMBIO. Após a aprovação para visita, é preciso que você retire o seu ingresso a partir de dois dias de antecedência até o dia da visita na sede do Parque Nacional de São Joaquim, que fica localizado no centro da cidade de Urubici

O agendamento é liberado no site cerca de uma semana antes da data da visita, portanto é importante ficar atento para conseguir garantir a sua vaga na data pretendida. 

Cabe ressaltar que a mesma reserva te dá direito a vaga para estacionar 1 (um) veículo na data escolhida no estacionamento do mirante. 

Quanto custa o acesso ao Morro da Igreja

A visita ao local é totalmente gratuita, é preciso apenas a autorização conforme já explicado acima. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Por ser uma visita gratuita e com número limitado de pessoas por dia, quanto antes você pegar a sua autorização, melhor.

Você pode gostar: Morro do Campestre em Urubici, SC (Guia atualizado + 4 dicas)

Como chegar ao Morro da Igreja

Saindo do centro de Urubici, a melhor forma de chegar até lá é de carro pela SC-370, seguindo as placas para a estrada do Morro da Igreja. O percurso tem duração média de 30 minutos e é preciso dirigir com cautela, pois a estrada que dá acesso ao local é íngreme e sinuosa.

Como chegar ao Morro da Igreja
Estrada para o Morro da Igreja e Pedra Furada (fonte: WikiCommons)

No caminho você encontrará uma portaria onde será preciso entregar a autorização em papel retirada previamente no Parque Nacional de São Joaquim, conforme citado acima. Pode ser que ali você encare filas de carros em dias muito movimentados, já que tem um limite de pessoas por vez para visitar o mirante.

Vou deixar um mapa aqui embaixo do caminho de Urubici até o Morro da Igreja, e se quiser seguir o Google Maps é só clicar aqui para abrir o app com o destino até o estacionamento do Mirante do Morro da Igreja.

Quando chegar a sua vez, basta deixar o carro no estacionamento e você estará a poucos passos de uma das vistas mais incríveis do sul do Brasil!

estacionamento morro da igreja
Estacionamento no Mirante do Morro da Igreja

Melhor horário para visitar o Morro da Igreja

Para evitar pegar nuvens cobrindo a bela paisagem bem no momento da sua visita, o melhor horário para subir até o mirante é entre 10h e 13h. Durante esse período a probabilidade de pegar uma boa visibilidade é bem maior. 

Uma dica importante: confira sempre a previsão do tempo antes de fazer a sua reserva. Em dias muito nublados ou chuvosos, não recomendamos realizar o passeio, pois você não terá nenhuma visão lá de cima, apenas nuvens escuras, carregadas e aguaceiros. Caso isso aconteça, a nossa dica é remarcar para outro dia. 

Mirante do Morro da Igreja

Antes de mais nada é preciso que você saiba que não há uma igreja no topo do mirante. Na realidade o local recebeu esse nome, pois visto de um certo ângulo, ele lembra o formato de uma igreja jesuíta missioneira. Interessante, né!?

Chegando ao Mirante do Morro da Igreja você encontrará uma belíssima visão de toda a natureza da Serra Catarinense, em meio a enormes paredões de basalto. Em dias em que o tempo está bem limpinho, você consegue ver até mesmo o mar, que está a 100 km de distância de lá! 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Importante ressaltar que no local não conta com nenhum tipo de estrutura de banheiros e lanchonete. Portanto, vá preparado e leve seu lanche.

Mirante do Morro da Igreja
Placa com informações no topo do Morro da Igreja (fonte: WikiMedia)

Além disso, você precisa saber que o tempo de permanência limite no local é de 15 minutos por carro, é vedada a visita com animais domésticos e não é permitido fazer refeições ou lanches na área do mirante. Aproveite o pouco tempo disponível para tirar muitas fotos e curtir a paisagem exuberante.

mirante morro da igreja
Visual do topo do Morro da Igreja (fonte: Flickr / dotcomdotbr)

E ah, não deixe de levar agasalho! A temperatura lá em cima é bem fria mesmo no verão. 

Dica de leitura: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

Visual da Pedra Furada

pedra furada em urubici
Pedra Furada no Morro da Igreja (fonte: Flickr / Otávio Nogueira)

Outra paisagem que impressiona no mirante é a Pedra Furada, uma escultura natural em formato de janela que se tornou o cartão postal da cidade. A formação rochosa possui cerca de 10 metros de diâmetro e 5 metros no furo na pedra. 

Você pode tanto ver a famosa Pedra Furada do mirante, como também chegar lá pertinho! Mas atenção: é acompanhamento de um guia para fazer a trilha e muito preparo físico, pois o trajeto é bem pesado.

A maioria dos turistas aprecia a pedra apenas do topo do morro e não veem necessidade de fazer a trilha. Dali o visual já é deslumbrante e rende ótimas fotos!

No entanto, caso você seja do tipo aventureiro e queira ir próximo à pedra, é preciso fazer uma trilha de 6,2 km. Ela é considerada de nível difícil e dura aproximadamente 5 horas. 

Devido à complexidade, é necessário um condutor para realizar essa trilha. Você pode ver os contatos de condutores autorizados neste link.

Uma dica importante: muitos turistas confundem a Pedra Furada com o Morro do Campestre, mas são lugares diferentes! Confira mais sobre o Morro do Campestre neste artigo. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

E ah! Aproveite para visitar o Morro do Campestre! Vale muito a pena conhecer esse outro ponto turístico do sul do Brasil que te proporciona uma visão das belezas naturais da serra de outro ângulo. 

Temperatura no Morro da Igreja

A região é considerada a Sibéria brasileira de tão gelada que é! Como o local fica localizado a 1.811 metros de altitude, as temperaturas são baixas quase o ano inteiro, chegando até a ter ocorrências de neve na época do inverno.

Para se ter ideia, em 1996 a temperatura mínima registrada no Morro da Igreja foi de -17,8 °C e a sensação térmica chegou a -46 °C, ou seja, beeeeeem frio. 

Se você não é amante do frio, então é melhor evitar visitar o local no inverno. Para os inimigos das baixas temperaturas, a melhor época é nos meses de verão, período em que os dias estão mais quentes. Ainda assim, o frio é recorrente, portanto leve sempre agasalho na mala. 

Aproveite para visitar a Cascata Véu de Noiva

Outro atrativo muito bonito na região que vale a pena incluir na sua programação é a Cascata Véu da Noiva. 

Leia também: Serra do Corvo Branco

Para chegar até lá é bem fácil, fica na mesma estrada que sobe para o morro e tem uma pequena placa indicando onde o visitante deve entrar. Ou seja, você pode conhecer as atrações no mesmo dia!

Cascata Véu de Noiva
Cascata Véu de Noiva (fonte: WikiCommons)

Será preciso percorrer cerca de 1 km de estrada de chão até chegar à propriedade particular que dá acesso ao local. Lá você encontrará chalés, restaurantes e um estacionamento. É preciso pagar uma taxa de R$15,00 por pessoa para conhecer a queda d ‘água. 

Após uma curta e leve caminhada de 150 metros chega-se a Cascata Véu da Noiva, que possui incríveis 62 metros de altura. É espetacular ver a água escorrendo pelo enorme paredão de pedras e, em dias quentes, vale a pena dar uma mergulho no poço que fica aos pés da cascata.

Após os períodos de chuvas a vazão da cachoeira fica tão alta que fica muito parecida com um véu de noiva, por isso o nome. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, aos finais de semana e alta temporada você poderá encontrar atividades de aventura pagas à parte como arvorismo, tirolesa, rapel, entre outras. 

Atrações próximas ao Morro da Igreja

Serra do Rio do Rastro 

A Serra do Rio do Rastro é uma boa opção para incluir no seu roteiro e impressiona pelos seus espetaculares mirantes. Ela fica localizada entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

serra do rio do rastro

Para chegar ao mirante localizado no topo que te proporcionará uma linda vista da serra é preciso percorrer uma estrada íngreme pela SC-390. 

Quer saber mais sobre a incrível Serra do Rio do Rastro? Confira o nosso post com várias dicas sobre o local. 

Serra do Corvo Branco 

A Serra do Corvo Branco leva este nome devido à existência de aves do mesmo nome na região. O local possui o maior corte em rocha no Brasil, com 90 metros de profundidade e fica localizado a 1470 metros de altitude, no município de Urubici.

A serra é um das estradas mais bonitas do Brasil e fica na rodovia SC-370, em meio a uma região de topografia acidentada e montanhas íngremes. 

Para saber tudo sobre a Serra do Corvo Branco confira este post aqui

Você pode gostar: Serra do Rio do Rastro

Explorar a cidade de Urubici

Não podemos deixar de fora as atrações da cidade de Urubici, uma das principais cidades para usar como base para explorar as regiões citadas até aqui.

Localizada a 915 metros de altitude, a cidade é rodeada de montanhas e tem um clima ameno boa parte do ano. Além de todas as belezas naturais, serras e cachoeiras próximas, você também pode explorar a gastronomia local em alguns dos vários restaurantes espalhados pela pequena cidade.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Confira o nosso post “O que fazer em Urubici” e saiba tudo o que você pode conhecer na região. 

Outros pontos turísticos para explorar na região

Confira agora outros pontos turísticos interessantes para visitar na Serra Catarinense. 

  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes;
  • Pedra da Águia;
  • Cânion do Espraiado; 
  • Cascasta do Avencal; 
  • Cascata Papuã;
  • Cascata Mundo Novo;
  • Cachoeira do Avencal;
  • Morro do Campestre; 
  • Cascata do Vacariano;
  • Parque Sete Quedas;
  • Cachoeira da Neve;
  • Cascato do Segredo;
  • Cachoeira do Pinheiro; 
  • Cascata da Barra;
  • Cascata Bailarina;
  • Serra do Panelão. 

Vale a pena a visita?

Além de ser um dos pontos mais altos do Brasil e ter uma visão super privilegiada da Serra Catarinense, a sensação de paz e liberdade é inexplicável! 

Com certeza vale muito a pena a visita para desfrutar de momentos de relaxamento em meio a uma natureza exuberante diferente de qualquer outra que você já tenha visto no Brasil e, talvez, no mundo! 

Além disso, o fato das atrações serem gratuitas é mais um motivo para visitar. Certamente uma boa pedida para viajantes que buscam economia nas suas viagens. 

Dicas finais

  • Se você quiser ver neve no Brasil, visite a região durante o inverno para ter maiores chances de contemplar o fenômeno natural.  
  • Não esqueça de levar muitos casacos na mala. Independente da época do ano, costuma ser um destino bem frio. Portanto, vá prevenido! 
  • Não compre de cambistas que vendem autorizações para visitar o Morro da Igreja. Apesar de proibida, essa prática é comum. 
  • Registre tudo! Leve seu celular ou sua câmera fotográfica e tire várias fotos. A região é fantástica e vale a pena registrar cada cantinho para levar de recordação para casa. 
  • Em 2019 foi realizada uma reforma pelo exército na estrada de acesso e na construção do mirante, tornando o acesso ao local muito mais fácil. 
  • O aeroporto mais próximo de Urubici é em Florianópolis.
  • Recomendamos alugar um carro para ter maior liberdade e flexibilidade de se locomover para explorar as belezas da região. 
  • Faça suas reservas tanto para visitar o Morro da Igreja, quanto de hospedagens com antecedência para garantir disponibilidade de datas e economizar. Urubici não possui uma rede hoteleira ampla, por isso, em períodos de férias e feriados é bem provável que você não encontre vagas disponíveis ou, se encontrar em cima da hora, vão estar com os preços bem elevados. 

Por fim, a nossa recomendação é que você faça uma visita ao Morro da Igreja, tire uma linda foto com a Pedra Furada decorando a paisagem ao fundo e na volta do passeio conheça a Cascata Véu da Noiva. 

Se você tiver mais dias na região, aproveite para conhecer outros atrativos próximos à Urubici que sugerimos aqui neste post. Como você pôde perceber não falta o que fazer no destino, portanto quanto mais dias você ficar, melhor! 

Aproveite muito a sua viagem, leve casacos e curta dias de sossego e friozinho em meio a deliciosa Serra Catarinense.

Vídeo do local

Vou deixar esse vídeo do canal do Glauco para vocês verem a beleza do local.

Dica de leitura: O que fazer em Urubici (6 melhores atrações)

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Compartilhe:

Leia também...