Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco na serra catarinense é uma das estradas mais bonitas do Brasil, juntamente com a Serra do Rio do Rastro.Você vai ver aqui nesse guia como chegar e onde fica a Serra do Corvo Branco para não ter nenhum problema na sua visita à bela atração.

Se for visitar a serra catarinense, não deixe também de ver o nosso guia sobre o Morro do Campestre!

Perguntas frequentes

Essa sessão aqui é especial para quem está sem tempo e quer saber logo a resposta para as principais perguntas. É só clicar na pergunta pra abrir a resposta 😉

Serra do Corvo Branco onde fica?

A Serra do Corvo Branco fica na serra catarinense, entre as cidades de Grão Pará e Urubici, a cidade mais visitada da serra.

A estrada que liga as cidades tem no total 57km e ainda não está totalmente pavimentada. Ainda faltam 10km de asfalto para completar todo o trajeto. Porém apesar de ser de terra batida, a estrada está em boas condições e pode ser acessada por qualquer veículo.

Caso a sua intenção seja apenas ver a Fenda da Pedra no início da descida da serra saindo de Urubici, você não terá que enfrentar a pior parte da serra que é após a fenda. O trecho após a fenda é o mais crítico e perigoso, a estrada tem muitas curvas, é estreita e bem próxima dos precipícios. Por isso evite dias de chuva ou neblina e dirija com muita cautela.

Se a sua intenção é conhecer a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro no mesmo dia, você não precisa descer Serra do Corvo Branco por inteiro. Você pode seguir até o topo da subida para ver a Fenda da Rocha e depois voltar para Urubici para seguir até a Serra do Rio Rastro pela SC-110.

portal de entrada de urubici
Portal de entrade de Urubici em Santa Catarina

Como chegar a serra

Se você está em dúvida em como chegar na Serra do Corvo Branco, saiba que existem duas opções para contemplar a beleza do local. Você pode subir ou descer a serra, e a nossa indicação aqui do blog é “descer” a serra pela metade para poder ver a beleza da Serra do Corvo Branco e voltar para Urubici para ver outros pontos turísticos.

Não deixe de ver o nosso guia sobre o Morro do Campestre!

serra do corvo branco na alta temporada
Muitas pessoas vistiando a Fenda da Rocha na Serra do Corvo Branco

Subir a Serra do Corvo Branco

Como a maiorias das pessoas vem conhecer a Serra do Corvo Branco saindo da região da grande Florianópolis ou do Rio Grande do Sul, a minha dica é não subir a Serra do Corvo Branco. O local é bastante perigoso. O acesso por Urubici é o mais fácil e você pode contemplar a Fenda da Rocha e os Altos Corvo Branco mais facilmente.

Descer a Serra do Corvo Branco

Descer a Serra do Corvo Branco pela metade é a melhor opção para conhecer o local. Você pode seguir até o Alto Corvo Branco para subir até o mirante ou ver a Fenda da Rocha. Depois, você pode voltar para Urubici para conhecer a Serra do Rio do Rastro ou outras atrações no mesmo dia.

Para descer a Serra do Corvo Branco primeiro você deve ir até Urubici ou Águas Brancas para entrar na SC-370. Após isso basta seguir pela SC-370 por aproximadamente 37 minutos, 30km, até chegar a Fenda da Rocha. A Fenda da Rocha é o maior corte em pedra do Brasil e a estrada foi a primeira estrada construída para ligar a serra catarinense ao litoral.

Para chegar até a Fenda da Rocha basta colocar no seu mapa “Altos Corvo Branco”. A entrada do local fica no início da descida da serra onde você pode observar a Fenda da Rocha.

Fenda da Rocha

A Fenda da Rocha na Serra do Corvo Branco é a principal atração da estrada que liga a serra catarinense ao litoral. O corte em pedra é o maior do Brasil com 90m de altura.

Vá muito agasalhado pois o vento no local é muito forte e o clima é sempre muito frio na Serra do Corvo Branco.

Para chegar na Fenda da Rocha basta colocar no Google Maps ou Waze “Altos Corvo Branco”, a subida para os mirantes é bem no início da descida da serra onde fica a Fenda da Rocha.

É bem comum engarrafamento para conhecer o local, pois a estrada é bem estreita e muito sinuosa. Além disso o camino de Urubici até a pedra não é asfaltado. Mas a estrada de terra batida está em boas condições e pode ser facilmente acessada por qualquer veículo.

serra do corvo branco
Maior corte em pedra do Brasil com 90m de altura

Altos Corvo Branco

O Altos Corvo Branco fica localizado numa propriedade privada no topo da Serra do Corvo Branco. O local fica em uma propriedade privada e a entrada para Altos Corvo Branco custa R$30 por pessoa.

Na propriedade você pode desfrutar de 5 mirantes incríveis, um tour guiado e um visual de tirar o fôlego de toda a serra. O Altos do Corvo Branco funciona todos os dias de 8:30 as 16:30.

É possíve também fazer um tour guiado por toda a propriedade. Você pode ver todos os atrativos do Altos Corvo Branco no instagram oficial do local.

Mirante da Pirâmida no Altos Corvo Branco
Mirante da Pirâmida no Altos Corvo Branco

Onde se hospedar para conhecer a serra

pousada serra do corvo branco
Urubici Park Hotel

A nossa dica de hospedagem para conhecer a Serra do Corvo Branco fica na principal cidade da serra catarinense. O Urubici Park Hotel fica no centro de Urubici e é uma das melhores opções de hospedagem para conhecer a serra.

Não se esqueça de fazer a sua reserva com antecedência para não passar nenhum perrengue ao visitar a serra catarinense. Não existem grandes redes hoteleiras pela região, por isso as pousadas e hotéis da região costumam ficar todas lotadas aos finais de semana independente da época.

hotel em urubici santa catarina
Hotel com piscina coberta

Por enquanto é só isso, mas...

...não se esqueça de deixar sua opinião ou pergunta na nossa caixa de comentários.
Quer receber as melhores ofertas e dicas no seu e-mail? Cadastre-se aqui embaixo e não perca nada. Os melhores preços não duram muito tempo.

Sua opinião é importante para nós! Deixe um comentário sobre o post: Serra do Corvo Branco

Deixe uma resposta