Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é com certeza a estrada mais bonita já construída no Brasil e uma das mais belas estradas do mundo. Localizada na SC-390, a Serra do Rio do Rastro tem muitas subidas íngrimes com curvas fechadas e os visitantes da serra podem curtir todo o seu visual nos mais diversos mirantes da serra.

A cada dia que passa a serra catarinense fica mais famosa e a Serra do Rio do Rastro passa a ser cada dia mais visitada. Nos últimos anos muitas atrações novas surgiram na região, principalemente na cidade de Urubici.

Onde fica a Serra do Rio do Rastro?

A Serra do Rio do Rastro fica entre as cidades de Lauro Müller, na parte de baixo da serra, e Bom Jardim da Serra, no topo, onde fica o mirante com um café, um estacionamento e um restaurante a 1460 metros de altitude.O trecho sinuoso liga o Planatal Serrano de Santa Catarina as cidades do Litoral.

Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro (fonte: WikiMedia)

Se estiver planejando viajar de avião para SC, não deixe de conferir a nossa lista de voos baratos para Florianópolis!

O estacionamento no topo onde termina a Serra do Rio do Rastro é gratuito e o visual nos dias de sol é espetacular, principalmente no pôr do sol. Mas se o dia não estiver muito ensolarado, a melhor hora para visitar o mirante é de 13:00 as 15:00, quando a chance de ver nuvens é menor e o sol está mais forte.

Como chegar na Serra do Rio do Rastro

Os aeroportos mais próximos da Serra do Rio do Rastro são os aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna. Sendo a melhor opção chegar pelo aeroporto de Florianópolis e sair de carro alugado do aeroporto em direção a Urubici.

Para chegar na Serra do Rio do Rastro é bem simples, é só colocar “mirante da serra do rio do rastro” no Google Maps e seguir o trajeto que o GPS indicar. É muito importante visitar a região com carro alugado, carro próprio ou excursão. O deslocamento de táxi ou Uber pela região da Serra Catarinense pode ser muito caro e até inviável.

A minha dica é seguir pela BR-282 pela cidade de Bom Retiro e Urubici para chegar ao topo da serra. Assim você já pode curtir o visual do mirante no topo e depois descer a serra somente para voltar a Florianópolis e continuar curtindo as outras atrações da Serra Catarinense.

É melhor descer ou subir a Serra do Rio do Rastro?

Se você está vindo de Florianópolis ou de Balneário Camboriú, a melhor opção para você é descer a Serra do Rio do Rastro. Saindo da BR-101 em direção a BR-282, você vai sair da Grande Florianópolis pelas cidades de Santo Amaro de Imperatriz e Aguas Mornas, passando por Bom Retiro até chegar a Urubici e seguir para a Serra do Rio do Rastro.

Agora se você vem do Rio Grande do Sul, a melhor opção é subir a Serra do Rio do Rastro. A subida não é complicada, o tráfego é bem lento no local e a maioria das pessoas estão ali realmente para curtir o visual deslumbrante da estrada.

Somente atente-se pois em dias muito frios ou com muito vento a estrada é fechada pela Polícia Rodoviária pois o risco de deslizamento de pedras e colisão entre carros é grande.

Câmera ao vivo

Se quiser ver a câmera que mostra a Serra do Rio Rastro ao vivo, você pode ver no canal do Youtube da serra, para escolher melhor quando visitar o local.

O que fazer na Serra do Rio do Rastro

No trecho sinuoso de descida/subida da serra não existem atrações a serem visitadas. As melhores atrações estão no topo da serra, e nas proximidades da cidade de Urubici, principal cidade da Serra Catarinense.

Visitar os dois mirantes da serra

Na serra do Rio do Rastro você pode aproveitar para conhecer os dois principais mirantes do local: Mirante Serra Parque e o Mirante da Serra do Rio do Rastro.

O Mirante Serra Parque foi inaugurado recentemente e tem uma pela vista da Serra do Rio do Rastro do topo do Cânion da Ronda. A entrada custa R$30 por pessoa e o acesso é feito pelo Café Alto da Serra, antes da primeira curva na descida.

O outro mirante, próximo a Polícia Rodoviária Estadual é gratuito e há local para estacionamento de muitos carros, além de boas opções de café e restaurantes.

Conhecer as outras atrações da região

Existem muitas atrações no Planalto da Serra de Santa Catarina. O Morro do Campestre por exemplo é umas atração de fácil acesso saindo do centro de Urubici.

morro do campestre em santa catarina
Morro do Campestre

Você também pode aproveitar para conhecer a belissíma Serra do Corvo Branco. E não deixe de conferir o nosso guia sobre as atrações para não passar nenhum perrengue!

serra do corvo branco
Serra do Corvo Branco

Onde se hospedar em Urubici

A melhor opção de hospedagem em Urubici é o Urubici Park Hotel, localizado bem no centro da cidade. O hotel tem piscina coberta e oferece um bom café da manhã, além de ficar localizado bem no centro da maioria das atrações.

hotel para conhecer a serra do rio do rastro
urubici park hotel em santa catarina
Boa opção de hospedagem para conhecer a Serra Catarinense

Por enquanto é só isso, mas...

...não se esqueça de deixar sua opinião ou pergunta na nossa caixa de comentários.
Quer receber as melhores ofertas e dicas no seu e-mail? Cadastre-se aqui embaixo e não perca nada. Os melhores preços não duram muito tempo.

Sua opinião é importante para nós

Deixe uma resposta