A Usina do Gasômetro é um dos principais cartões-postais de Porto Alegre. Com sua imponente chaminé de 101 metros, o edifício é visível de diversos pontos da cidade e encanta moradores e turistas.
Localizada às margens do lago Guaíba, a Usina é um marco histórico e cultural da cidade.
História e Transformação
Inaugurada em 1928, a Usina do Gasômetro foi inicialmente uma usina termelétrica projetada para gerar energia a partir de carvão mineral. O nome “Gasômetro” é, na verdade, uma referência à Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado, que ficava nas proximidades e fornecia gás para iluminação pública e fogões. Apesar de sua origem como usina de energia, a edificação jamais foi uma usina de gás, e sim um centro de geração de eletricidade.
Em 1991, o prédio foi aberto à população como Centro Cultural, oferecendo diversos espaços para eventos culturais, como auditórios, salas multiuso, anfiteatros, exposições, cinema e teatro. Porém, o local está fechado para reformas há alguns anos, deixando sua rica história visível apenas do lado de fora.
Onde fica a Usina do Gasômetro
A Usina do Gasômetro está situada entre o Cais Embarcadero, um dos melhores pontos para comer na cidade, e a moderna Orla do Guaíba. Mesmo sem acesso ao interior, o local se destaca na paisagem e é facilmente visível de diferentes pontos de Porto Alegre. Portanto, ao visitar a cidade, você certamente passará pela Usina e poderá admirar sua grandiosidade.
📍Usina do Gasômetro: Cais do Porto – Largo do Trabalho, 46 – Cais do Porto, Porto Alegre – RS, 90010-510
Em frente ao prédio, há o atracadouro de onde partem os barcos de passeio pelo Guaíba. A bilheteira, com uma estrutura de vidro e cobertura de aço, fica ali, onde você pode obter informações sobre horários e valores dos passeios, diretamente nos sites das empresas Noiva do Caí, Porto Alegre 10 e Cisne Branco (que também realiza saídas do Cais do Porto).
Curiosidade: O Nome “Gasômetro”
Apesar de seu nome, a Usina do Gasômetro nunca foi uma usina de gás. O prédio servia como uma usina termelétricapara geração de energia elétrica. A escolha do nome foi uma referência à proximidade com a Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado, que fornecia gás para o uso público e doméstico em Porto Alegre. Esta curiosidade faz da Usina do Gasômetro um símbolo ainda mais fascinante da história da cidade.
Conclusão
A Usina do Gasômetro continua sendo um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, mesmo estando em reformas. A grandiosidade do edifício e sua história rica fazem dela uma atração imperdível para quem visita a cidade. Seja para admirar sua arquitetura imponente ou para explorar as atrações ao redor, o Gasômetro é, sem dúvida, um ícone cultural e histórico da capital gaúcha.
Veja também:
- Mercado Público de Porto Alegre
- Farol Santander: Um Destino Cultural Imperdível em Porto Alegre
- Usina do Gasômetro em Porto Alegre
- Top 5 Hotéis Baratos em Porto Alegre que Surpreendem no Conforto
- Rua da Praia: O Coração Histórico de Porto Alegre
- Casa de Cultura Mario Quintana: Um Refúgio Cultural em Porto Alegre
- Igreja das Dores: História e Mistério em Porto Alegre