As 10 Melhores Praias de Santa Catarina

Agora não vai restar dúvidas de qual é a melhor praia de Santa Catarina! Você vai ver aqui nesse guia qual a melhor praia do estado de acordo com seu estilo, seja para festa, tomar sol, mergulhar, descansar ou curtir com a família.

O estado de Santa Catarina no Sul do Brasil é repleto de belezas naturais tanto no litoral quanto na serra e no seu interior.

Os principais aeroportos do litoral do estado são os aeroportos das cidades de Florianópolis, Navegantes e Joinville.

Ilha do Campeche – Florianópolis

A Ilha do Campeche fica a 1600m de distância da Praia do Campeche em Florianópolis. O local fica a poucos quilômetros do aeroporto de Florianópolis.

O local já foi eleito diversas vezes como a melhor praia de Santa Catarina. Além disso a praia é considerada a melhor de Florianopólis.

Por isso no verão é importante chegar cedo para ter acesso a praia. Pois a faixa de areia é pequena e o número de visitantes é bem limitado.

A ilha é patrimônio histórico tombado pelo IPHAN pois abriga diversos sítios arquelógicos como monumentos em rocha, ruínas de ocupação e gravuras talhadas em pedras.

O acesso a ilha pode ser feito de barco saindo da Barra da Lagoa ou da Praia da Armação, ou na alta temporada em botes saindo da orla da própria praia do Campeche. Se quiser sabe como chegar na ilha do Campeche, acesse nosso guia completo de como chegar na ilha!

Se você tiver muita disposição pode ir nadando, remando em um caiaque ou stand up paddle em dias de vento calmo e poucas ondas.

ilha do Campeche, melhor praia de santa catarina
Litoral da Ilha do Campeche

A ilha do Campeche é indicada para o público que quer relaxar. Mas atente-se porque não há uma infraestrutura de bares e restaurantes no local, então leve sua comida, sua bebida, sua cadeira e seu guarda-sol.

Se você quiser economizar na sua viagem para conhecer as melhores praias de Santa Catarina não deixe de verificar no nosso site a lista das datas mais baratas para viajar!

Lagoinha do Leste – Florianópolis

Localizada no sul da ilha em Florianópolis, próxima ao bairro Pântano do Sul, Campeche e Armação, o local recebe esse nome devido a lagoa que pode ser vista na região.

A Lagoinha do Leste ficou muito famosa no Instagram nos últimos anos devido ao visual de tirar o fôlego que é encontrado no topo do Morro da Coroa.

Morro da Coroa na Lagoinha do Leste, uma das melhores praias de santa catarina
Vista do Morro da Coroa na Lagoinha do Leste

O acesso pode ser feito por uma trilha de média intensidade com duração de mais ou menos uma hora. A trilha tem início na praia do Pântano do Sul no sul da ilha em Florianópolis.

Durante a alta temporada, alguns barqueiros oferecem o translado de barco saindo da Praia do Pântano do Sul. Mas mesmo assim, para subir ao topo do Morro da Coroa não tem jeito, tem que ser no esforço!

A subida até o topo do Morro da Coroa a partir da praia normalmente leva de 30 a 45 minutos em ritmo lento. O caminho é íngrime e tem muitas pedras, por isso muito cuidado ao subir e descer.

Essa praia é mais indicada para um público que curte fotos extraordinárias, trilhas e tem disposição de caminhar. Você também pode acampar na Lagoinha do Leste se quiser, pois muitas pessoas acampam no local.

Jurerê Internacional – Florianópolis

A praia de Jurerê Internacional é a mais famosa praia de Santa Catarina. O praia é localizada no norte da ilha de Florianópolis a 37km de distância do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

A praia em si não é o que realmente atrai os visitantes. Apesar da água clara e pouco vento, o que realmente atrai as pessoas para o local são as famosas baladas e beach clubs do local.

P12 em Jurerê
Vista aérea do P12 ( foto retirada do housemag.com )

Outro ponto que chama a atenção é a construção sofisticada das casas no bairro. Jurerê Internacional é recheada de belas mansões, carros de luxo e pessoas bonitas.

O local é mais indicado para pessoas que querem curtir boas festas com muita gente bonita em locais mais caros e sofisticados.

Como o foco desse post são as melhores praias de Santa Catarina se quiser dicas de baladas em Jurerê e em outros bairros de Florianópolis dá uma lida nesse post aqui: O que fazer em Floripa.

Praia do Rosa – Imbituba

A Praia do Rosa fica no município de Imbituba a 95km de Floripa. O local é divido em três partes: Rosa Norte, Rosa Sul e Centrinho.

Se você curte um surf você pode aproveitar para fazer umas aulas nas escolas de surf que podem ser facilmente encontradas na cidade. Além disso se você quer curtir uma praia em um local mais simples e afastado das grandes cidades, a Praia do Rosa é para você a melhor praia de Santa de Catarina.

Muito bem frequentada pelo público jovem, descolado e desapegado o local é um dos mais frequentados no litoral catarinense nos feriados, carnaval e alta temporada.

E tem mais! A praia do Rosa já foi eleita uma das 10 melhores praias do mundo que você nunca ouviu falar pelo famoso jornal internacional The Guardian em 2015.

praia do rosa em santa catarina
Praia do Rosa

Uma outra praia de Santa Catarina que não colocarei nessa lista e é próxima mas não tão badalada como a do Rosa é a Praia da Ferrugem em Garopaba. Por isso não deixe também de conhecer.

Guarda do Embaú – Palhoça

A Guarda do Embaú fica localizado no município de Palhoça, 46 km ao sul de Florianópolis. O local foi considerado a primeira reserva mundial do surf no Brasil.

O acesso é feito por uma curta caminhada após estacionar o carro. Evite levar muita coisa pois no caminho há um pequeno canal que deve ser atravessado a pé ou com auxílio dos jangadeiros. A água costuma chegar até a cintura, mas a travessia não é nem um pouco perigosa. Não se preocupe.

canal da praia da guarda do embaú
Canal na Praia da Guarda do Embaú

Uma das paisagens que mais chama atenção no local é a vista no topo da trilha da Pedra do Urubu.

Guarda do Embaú
Guarda do Embaú

A Guarda do Embaú é indicada para todo o tipo de pessoa, principalmente se você estiver hospedado em algum lugar da região continental de Florianopólis e quer evitar o trânsito caôtico da ilha na alta temporada.

Praia da Lagoinha – Bombinhas

praia da lagoinhas em bombinhas
Praia da Lagoinha em Bominhas

Localizada no município de Bombinhas, 70km ao norte de Floripa, e a 3km da Praia de Bombinhas, a Lagoinha é uma das praias que passam despercebidas no litoral de Santa Catarina.

As pedras que se encontram em volta do local formam uma pequena piscina de águas calmas e rasas perfeita para as crianças brincarem e se divertirem com os peixinhos.

Por isso a Praia da Lagoinha é a melhor praia de Santa Catarina para você que está em família com crianças. Pois a água cristalina do local facilita a visão dos diversos sargentinhos, peixes nativo de águas rasas, que habitam o local.

Praia da Sepultura – Bombinhas

A Praia da Sepultura fica próxima a Lagoinha também na cidade de Bombinhas.

Apesar da faixa muita pequena de areia você pode caminhar por toda a costa e procurar o seu melhor lugar na encosta da região. Além disso o local oferece aluguel de stand-up, kayak e óculos de mergulho.

A praia tem águas muito limpas e claras e é indicada para pessoas que buscam tranquilidade.

Palmas do Arvoredo – Governador Celso Ramos

Palmas é a mais famosa de Governador Celso Ramos. A cidade fica a 53km ao norte de Florianópolis.

O local conta com acesso asfaltado, estacionamento e boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. Inclusive com hotéis de alto padrão reconhecidos internacionalmente com o Pontas dos Ganchos Exclusive.

A região de Governador Celso Ramos conta com diversos atrativos e recentemente teve a propriedade mais desejadas do mundo no site do AirBNB.

Praia de Palmas Governador Celso Ramos destinoflorianopolis.com.br
Praia de Palmas em Governador Celso Ramos

Praia Mole – Florianópolis

A Praia Mole fica localizada próxima a região da Lagoa da Conceição no leste da ilha de Floripa. O local é muito frequentado no verão e tem fácil acesso de carro e muitas áreas de estacionamento.

Por ser localizada no lado externo da ilha que dá acesso ao mar aberto, o melhor horário para frequentar a praia é durante a manhã quando normalmente os ventos são mais fracos.

O acesso ao local é bem complicado no verão devido ao grande fluxo de veículos que engarrafam a estrada que dá acesso ao local.

AMole também dá acesso a famosa praia de nudismo opcional em Floripa, a praia da Galheta. O local é perto e o acesso é bem tranquilo por uma curta trilha que dá acesso ao local.

Praia Mole em Floripa
Praia Mole em Floripa

Praia Central – Balneário Camboriú

Eu não poderia deixar Balneário Camboriú de fora dessa lista das melhores praias de Santa Catarina.

Praia Central em Balneário Camboriú
Praia Central em Balneário Camboriú

Apesar da Praia Central não ser uma das mais bonitas do estado e sofrer com o problema das grandes construções em sua orla ( por volta das 13:00 já não bate mais sol na areia por causa da sombra dos prédios) ela não pode ficar de fora da lista.

Localizada na Avenida Atlântica, no centro de Balneário Camboriú, o local é recheado de turistas durante todo a alta temporada. E isso não é por acaso, a região oferece muitas opções de hotéis e restaurantes para todos os tipos de pessoas e bolsos.

Porém caso esteja hospedado na região de Balneário Camboriú não deixe de passear pela região de Bombinhas e Porto Belo, pelo Parque Interpraias e pela Praia do Estaleiro que ficam próximos da região.

Por enquanto é só isso, mas...

...não se esqueça de deixar sua opinião ou pergunta na nossa caixa de comentários.
Quer receber as melhores ofertas e dicas no seu e-mail? Cadastre-se aqui embaixo e não perca nada. Os melhores preços não duram muito tempo.

Sua para nós

Deixe uma resposta