PACOTE BARATO |

PB

Quando ir à Chapada dos Veadeiros? Veja a melhor época para visitar o parque nacional

quando ir a Chapada dos Veadeiros
continua depois do anúncio

Se você não sabe quando ir à Chapada dos Veadeiros continue lendo e descubra as melhores épocas para visitar um dos lugares mais lindos do Brasil

Localizado no estado de Goiás a apenas 2h30 de carro de Brasília, a Chapada é um oásis para quem ama a natureza. O local é repleto de paisagens belíssimas, cachoeiras de águas cristalinas, cânions e formações rochosas interessantes. 

Com relação ao clima, a Chapada dos Veadeiros tem estações bem definidas, se dividindo em período seco e período chuvoso. Apesar de a região sempre estar quente, a chuva pode atrapalhar o seu passeio. Além disso, um paraíso desse merece dias ensolarados! Por isso é tão importante escolher a melhor época para visitar a região.

Resumo de quando ir a Chapada dos Veadeiros: 

  • Melhores meses: abril, maio, junho e julho;
  • Meses mais secos: junho, julho e agosto;
  • Meses mais chuvosos: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Para te ajudar a decidir quando ir à Chapada dos Veadeiros listamos algumas dicas para quem quiser se aventurar nesse incrível cenário.

Clima na Chapada dos Veadeiros

Conforme já mencionado, essa região do Estado de Goiás tem basicamente duas estações do ano bem definidas: período seco e período chuvoso.

Quando ir à Chapada dos Veadeiros? Veja a melhor época para visitar o parque nacional -
Quando ir à Chapada dos Veadeiros? Veja a melhor época para visitar o parque nacional -
Veja os dados históricos de temperatura e clima de Alto Paraíso, principal cidade da Chapada dos Veadeiros (fonte: Climate Data)

A época em que mais chove na Chapada dos Veadeiros são os meses de novembro a março, com uma média de precipitação de 220 mm. Diferente da maioria dos destinos, pode não ser uma boa ideia visitar a região durante o verão.

Já no período seco, que vai de maio a setembro, a precipitação média geralmente não passa dos 100 mm. Portanto, se você quer fugir de dias chuvosos, a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros é essa.

Leitura recomendada: Como chegar na Chapada dos Veadeiros e onde ficar (3 principais cidades)

Estação chuvosa de chuva na Chapada dos Veadeiros: outubro até abril

A estação chuvosa na Chapada dos Veadeiros vai de outubro a abril e acontece de maneira gradativa. No início do período (outubro e novembro) chove pouco, já em dezembro e janeiro cai o maior volume de água. Enquanto entre fevereiro e abril as chuvas vão diminuindo novamente.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No entanto, tudo pode acontecer. O tempo tem mudado muito nos últimos anos e já houve relatos de não chover nada em dezembro e janeiro, assim como foram relatados chuvas intensas nesses meses em alguns anos.

Apesar de ser um período chuvoso, as temperaturas continuam altas, com máximas acima de 30 °C. Geralmente as chuvas que ocorrem são fortes e rápidas.

Cabe ressaltar que algumas cachoeiras acabam ficando com as águas barrentas durante a estação chuvosa e perdem o seu encanto de águas transparentes e cristalinas, frustrando alguns turistas.

Ainda que esse período seja o menos indicado quando ir à Chapada dos Veadeiros, existem algumas vantagens de visitá-lo nesses meses. Confira as vantagens e desvantagens de visitar a região na estação chuvosa. 

  • Vantagens: é calor e devido ao maior volume de água nos rios. Além disso, nesse período as águas ficam mais agradáveis para banho pois estão menos geladas. 
  • Desvantagem: maior risco de ocorrência de trombas d’água, chuva durante os passeios, atoleiro nas estradas, cachoeiras podem estar mais barrentas, algumas cachoeiras podem estar interditadas devido ao grande volume de água, pode não ser possível conhecer o Vale da Lua por esse mesmo motivo. 

Estação de seca na Chapada dos Veadeiros vai de maio a setembro

Já a estação seca é considerada a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros. O período vai de maio a setembro, no entanto, existem alguns meses entre esses mais indicados para visitar.

Quando ir à Chapada dos Veadeiros? Veja a melhor época para visitar o parque nacional -
As barras azuis indicam a quantidade de chuva mês a mês. Junho, julho e agosto são os meses que menos chovem na Chapada dos Veadeiros.

Em maio e junho podem acontecer chuvas rápidas. Já no mês de julho o risco de chuva é quase zero e devido às chuvas dos últimos meses a vegetação estará bem verdinha, tornando o cenário ainda mais bonito. Além disso, durante o período de seca o pôr do sol é espetacular.

Agosto e setembro são meses que também não chove, mas o ar fica extremamente seco e existe risco de incêndios pois o capim vai virando palha e a paisagem fica menos incrível. A umidade do ar fica tão baixa nesses meses que muitos comparam a região ao deserto do Saara. 

Dica de leitura: Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros: veja as 10 mais famosas da região

Apesar de ser um período de seca, as temperaturas variam bastante. Em junho e julho, por exemplo, as temperaturas médias variam de 13 a 27 °C, enquanto em agosto e setembro pode fazer calor acima de 30 °C. Geralmente durante essa estação os dias mais quentes e as noites mais frescas, podem ser até frios durante o inverno. Por isso, não deixe de levar um casaco mais robusto.

Em períodos de seca, algumas cachoeiras podem estar sem água. A Cachoeira da Muralha e alguns poços da Fazenda Loquinhas, por exemplo, não ficam disponíveis para banho durante a época de seca.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ainda que esse seja considerado o melhor período para visitar a Chapada dos Veadeiros, também existem vantagens e desvantagens de ir para região nessa época.

  • Vantagens: pouca chance de chuva, chances de encontrar as águas mais cristalinas, a vegetação estará mais verdinha e o cenário mais bonito.
  • Desvantagens: as águas provavelmente vão estar mais geladas e o risco de incêndios – principalmente entre setembro e outubro – é maior. 

Qual época tem mais riscos de tromba d’água na Chapada dos Veadeiros?

Tromba d’água costuma acontecer todos os anos na Chapada dos Veadeiros. Por isso, é bom evitar visitar essa região com tantas cachoeiras nesses períodos em que ocorre o fenômeno. 

Geralmente o maior risco de tromba d’água é no período da estação chuvosa, principalmente nos meses de outubro e novembro, quando começa a chover mais intensamente. No entanto, já houve relatos de trombas d’água também no mês de março. 

De forma geral, o ideal é sempre evitar visitar cachoeiras após dias de muita chuva ou em dias chuvosos. 

Qual época tem mais riscos de incêndios na Chapada dos Veadeiros? 

Geralmente os incêndios costumam acontecer em agosto, quando tudo está seco. Para quem quer apreciar a natureza no seu estado mais bonito poderá se decepcionar ao visitar a região esse mês e dar de cara com uma vegetação queimada e seca.

Caso você queira encontrar a mata exuberante e bem verdinha a melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros é no mês de julho. 

Leia também: Cachoeira do Abismo na Chapada dos Veadeiros (sem guia)

Além do mês de agosto, setembro é um mês que também tem um risco alto de incêndios devido à baixa umidade do ar. Cabe ressaltar que o risco de incêndios vai variar de acordo com a quantidade de chuva de cada ano, ou seja, quanto mais chuva menos risco. 

Além do incêndio deixar a paisagem menos atraente, o ar pode ficar ainda mais seco devido ao fogo e à fumaça que se espalham. Por isso, o ideal é evitar visitar a região nesse período.

Quando chove na Chapada dos Veadeiros?

Entre os meses de outubro e março as chuvas podem predominar na Chapada dos Veadeiros. Os meses de novembro a fevereiro são os meses em que tem o maior histórico de precipitação. Portanto, se você não quer chuva, essa é uma época quando não indicada para visitar a Chapada dos Veadeiros. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Apesar de ser uma experiência diferente e você encontrar as águas mais volumosas, é importante ter muito cuidado ao visitar a região nesse período, por conta do risco de tromba d’água. 

Como é a Chapada dos Veadeiros em época de chuva?

Apesar de a região ter estações bem definidas, o período chuvoso na Chapada dos Veadeiros varia bastante.

Em alguns meses as chuvas são intensas e passageiras, raramente cai um aguaceiro um dia inteiro. Além disso, não costuma chover todos os dias.

Conforme dito anteriormente, em alguns anos esse período é meio atípico e pode não chover tanto. Portanto, existe a possibilidade de você visitar a região nessa época e não cair nem uma gota de chuva, quanto pode chover todos os dias. A natureza é imprevisível.

Por isso, independente se é na estação seca ou na estação chuvosa, a nossa sugestão é sempre consultar a previsão do tempo antes de viajar para evitar surpresas ao chegar no destino.

Dica de leitura: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

Quando ir para Chapada dos Veadeiros e ver as cachoeiras cristalinas?

Certamente a melhor época quando ir a Chapada dos Veadeiros e ver as cachoeiras cristalinas é no período seco, que vai dos meses de maio a setembro, sendo o mês que as águas estarão mais claras, julho, agosto e setembro. 

A belíssima cachoeira de Santa Bárbara, uma das mais famosas da região, fica com um tom super cristalino durante esses meses, tornando o cenário ainda mais surreal. Se você visitar essa cachoeira no período chuvoso, por exemplo, existe risco de encontrá-la mais barrenta. 

Afinal, qual a melhor época para ir a Chapada dos Veadeiros?

Na nossa opinião a melhor época para viajar para Chapada dos Veadeiros é entre os meses de maio e início de agosto, que são uma parte da estação seca. Durante esses meses as chances de chuvas são mínimas, assim como o risco de trombas d’ água e incêndios.

Nesses meses você encontrará a vegetação mais exuberante, as cachoeiras cheias e cristalinas, os níveis de umidade do ar estarão agradáveis e pouco movimento de turistas (exceto nos meses de férias escolares).

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Claro que você pode visitar a cidade em qualquer mês do ano e há até quem prefira a época de chuvas, devido ao maior volume de água das cachoeiras. A nossa recomendação aqui é para quem quer viajar em meses com menos chance de chuvas, dias ensolarados e riscos mínimos.

Se optar por ir entre os meses de maio a agosto, confira a previsão do tempo antes de fazer as malas. Por exemplo, se for nos meses de junho e julho é bom levar um agasalho pois pode esfriar a noite. 

Apresentamos aqui todas as nossas dicas de quando ir a Chapada dos Veadeiros. Esperamos que tenhamos ajudado você a escolher o melhor período para visitar esse paraíso no Estado de Goiás. 

Compartilhe:

Leia também...