Você já fez todo o planejamento para a sua viagem, começou a arrumar as malas, conferiu as passagens, e se depara com a informação: é necessário teste de COVID para entrar no país escolhido.
Saiba agora tudo sobre o teste de COVID para viagens internacionais.

Quais são os países que estão pedindo o teste de COVID?
Todos os dias existem países que estão modificando suas restrições para turistas – seja incluindo novas obrigatoriedades, seja retirando. Destacamos Paraguai, Equador, República Dominicana, Egito e Irlanda como alguns exemplos que exigem o teste RT-PCR para a entrada de visitantes.
Ao agendar sua viagem, verifique sempre as informações específicas de seu destino, inclusive, faltando alguns dias para o embarque, confira novamente.
Quais são os exames de COVID aceitos?
A maioria dos países exige que seja feito um teste do tipo RT-PCR, que apresenta maior efetividade na detecção do vírus.
O teste RT-PCR é realizado inserindo uma haste de algodão nas narinas, para recolhimento do material. A maioria dos postos de saúde realizam o exame, bem como vários laboratórios particulares.
Em alguns aeroportos, como o de Guarulhos, é possível realizar até antes de embarcar, com resultado imediato.
Qual é a validade do teste de COVID?
Normalmente, o prazo máximo dentre o dia do exame de RT-PCR e o embarque para o destino escolhido deve ser de, no máximo, 72 horas. Mas atente-se sempre às exigências do país e da sua companhia aérea.
O que o laudo do seu teste deve conter para ter validação internacional
Para ter validação internacional, seu teste de covid deve conter as seguintes informações:
- Ser traduzido para inglês ou idioma do país de destino;
- Seu nome deve estar escrito de forma idêntica ao seu passaporte, bem como sua data de nascimento;
- Conter todos os dados do laboratório onde foi realizado, como endereço, telefone e razão social;
- Ter o tipo de amostragem realizada, incluindo o tipo do exame, o resultado, e a data e hora de coleta.
Esses são os itens mais comuns em relação aos países. Mas é preciso verificar sempre as diretrizes do seu destino. Por exemplo, alguns países exigem o teste impresso enquanto outros precisam do mesmo digitalizado.
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Em caso de dúvidas sobre o seu destino e os procedimentos necessários, verifique sempre com a sua companhia aérea.
Não se esqueça de levar várias máscaras ao viajar. O uso desse item de segurança é obrigatório em todos os voos e em locais fechados em vários países.