PACOTE BARATO |

PB

Cachoeira dos Cristais

continua depois do anúncio

Entre as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros está a Cachoeira dos Cristais. A seguir, conheça mais sobre o destino de hoje.

Antes de tudo, a Cachoeira dos Cristais é perfeita para quem quer viajar com a família. Isso porque ela conta com muitas estruturas que facilitam a vida dos viajantes e é tudo pertinho da queda d’água.

Por isso que quem vai até o município de Alto Paraíso não quer deixar de ir até essa cachoeira. Além disso, outra coisa que chama atenção dos turistas é o fácil trajeto para chegar até a região.

O que estamos querendo dizer é que todo mundo que vai até à Cachoeira dos Cristais sai de lá de alma lavada. A cachoeira impressiona com os seus poços para banho que mais parecem piscinas ou banheiras.

Tudo sobre a Cachoeira dos Cristais

Mais para frente vamos tratar mais a fundo sobre o trajeto até a Cachoeira dos Cristais. Mas, já podemos antecipar que se trata de uma trilha cheia de surpresas. Então, vale a pena dar uma conferida.

Cachoeira dos Cristais -
(foto: Instagram / @betoguiadachapada )

Na verdade, a Cachoeira dos Cristais abriga várias outras quedas d’águas. O que torna o passeio muito mais proveitoso. Praticamente todas as quedas d’águas têm uma piscina natural para banho e são perfeitas para as crianças.

Então, conhecer a Cachoeira dos Cristais significa conhecer muitas outras cachoeiras também. Mas os benefícios não param por aí, há ainda um espaço com restaurante, loja, banheiros e decks para descanso de madeira.

Como chegar até o destino

Se você está pensando em ir até à Chapada dos Veadeiros, não pode deixar de visitar a Cachoeira dos Cristais. Ela está localizada a apenas 8 quilômetros da cidade de Alto Paraíso, em Goiás. 

Leitura recomendada: Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura!

Partindo de Alto Paraíso

A melhor forma de se chegar até o destino é partindo do município de Alto Paraíso. Sendo assim, ao sair da cidade, siga pela estrada GO-118, como se estivesse indo para Cavalcante.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Depois de mais ou menos 5 quilômetros na estrada, é possível avistar uma placa que vai indicar a saída para a cachoeira. Depois disso é só continuar por mais 3 quilômetros em uma estrada de terra.

Desse modo, a parada final é o estacionamento da Cachoeira dos Cristais, uma área bem grande. Não se esqueça de que o local funciona todos os dias, das 9 horas da manhã até 6 horas da tarde.

Informações Gerais sobre a atração 

Em primeiro lugar, a Cachoeira dos Cristais se encontra no interior de uma propriedade privada. Logo, há um valor a ser pago para a entrada de visitantes. Até o ano passado, esse preço da entrada na Cachoeira dos Cristais era de R$40 por pessoa.

Para aquelas pessoas que gostam de acampar, o local oferece uma área de camping. Então, mediante o pagamento da diária, dá para levar a barraca e desfrutar do ambiente.

Cachoeira dos Cristais -
(foto: Instagram / @campingecachoeiradoscristais)

Perto da entrada estão algumas estruturas para descansar e relaxar. No local, há redários, parquinho infantil, espreguiçadeiras e decks de madeira. O restaurante e a lanchonete funcionam até às 17h30.

Cachoeira dos Cristais -
(foto: Instagram / @campingecachoeiradoscristais)

Trilha para chegar até a Cachoeira dos Cristais

Um dos motivos para os visitantes optarem por conhecer a Cachoeira dos Cristais é a facilidade do trajeto. Em suma, se trata de uma trilha de apenas 500 metros.

Só para ilustrar, o nível de dificuldade dessa trilha é de leve a mediana. Sendo que a ida até o destino é muito mais fácil, porque é praticamente uma descida e possui poucos desníveis. 

Dica de leitura: Cachoeira Poço Encantado na Chapada dos Veadeiros (a mais fácil da chapada)

O mais interessante é que durante os 500 metros de trilha há um total de 7 quedas d’águas: Poço da Vovó; Massagem; Paraíso; Recanto; Corredeira; Segredo; Véu de Noiva.

As 7 cachoeiras

Em seguida, saiba mais sobre cada uma das 7 quedas d’águas naturais que estão presentes ao longo da trilha da Cachoeira dos Cristais.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Cachoeira Poço da Vovó

A primeira cachoeira é a Cachoeira da Vovó, ela está bem no início da trilha. Essa queda d’água é perfeita para o banho principalmente para as crianças, pois conta com uma piscina bem rasa e com águas tranquilas.

Cachoeira Massagem

Na sequência, está a cascata chamada de Massagem. Por causa da sua queda d’água mais forte, muitas pessoas ficam embaixo para receber uma massagem natural.

Cachoeira Paraíso

Essa é mais uma queda d’água presente na trilha que dá acesso à Cachoeira dos Cristais. Essa cascata tem águas mais calmas, por isso é muito procurada para banho.

Cachoeira Recanto 

Continuando a trilha, a próxima saída leva para a Cachoeira Recanto. Trata-se de um espaço tranquilo, com águas claras e uma piscina natural para banho média.

Cachoeira Corredeira

A Cachoeira Corredeira está logo depois da Cachoeira Recanto. Lá, as águas são mais agitadas. Por isso, o banho na sua piscina natural mais parece uma experiência de hidromassagem.

Cachoeira Segredo

Em seguida, dá para conhecer também a Cachoeira Segredo. Em suma, é mais uma cascata calma, onde muitas pessoas vão para relaxar na sua piscina de águas calmas.

Leitura recomendada: Cachoeira Santa Bárbara: a mais bonita e mais cara (+ de R$200)

Cachoeira Véu de Noiva

Por último, está a Cachoeira Véu de Noiva. Com certeza, essa é uma das mais cobiçadas quedas d’águas do local, por isso está sempre lotada. Além de tudo, ela também é a cachoeira mais alta.

Conheça a Trilha da Cachoeira da Água Fria

Outra opção de trilha é a Trilha da Água Fria, que fica depois da Cachoeira dos Cristais. Esse trajeto conta com aproximadamente 3 quilômetros e meio e é um percurso relativamente tranquilo, sem muitos desníveis.

Com certeza, o que mais chama atenção nessa trilha é a presença da vegetação característica de Cerrado. Isso sem falar da paisagem que se forma no horizonte e que dá para ser apreciada durante o trajeto.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No final, os visitantes ainda podem aproveitar uma bela recompensa: a Cachoeira da Água Fria. Mas, para quem não conhece, essa cachoeira entra em atividade apenas na temporada mais chuvosa do ano. 

É importante ter essa informação em mente, porque muitas pessoas se aventuram por essa trilha, mas se decepcionam ao ver a cachoeira seca. No mais, vale a pena conferir as condições da trilha antes de dar início.

Onde ficar próximo da Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais está localizada no município de Alto Paraíso de Goiás. Sendo assim, a melhor opção para quem quer conhecer o local é se hospedar em uma das pousadas de Alto Paraíso. 

O município de Alto Paraíso de Goiás

Antes de tudo, a cidade de Alto Paraíso de Goiás está a menos de 10 quilômetros de distância da Cachoeira dos Cristais. Por causa disso, muitas pessoas escolhem ficar nessa cidade.

Além de estar perto dessa cachoeira, Alto Paraíso está próximo de muitas outras quedas d’águas populares na Chapada dos Veadeiros. Isso possibilita que os visitantes visitem vários locais partindo do município.

Dica de leitura: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

Dentre as opções de cachoeiras mais buscadas entre os turistas que se hospedam em Alto Paraíso, estão: Cachoeira São Bento; Catarata dos Couros; Cachoeira Macaquinhos; Cachoeira dos Anjos; Cachoeira Veredas…

Mas, a cidade também tem algumas atrações para oferecer como entretenimento. Logo, quem fica nessa região conta com várias opções de lanchonetes e restaurantes. Bem como eventos de artesanatos e afins.

Dicas para quem quer conhecer a Cachoeira dos Cristais

Em primeiro lugar, se você ficou interessado em conhecer a Cachoeira dos Cristais deve estar à par de algumas dicas. Antes de tudo, vale a pena dar aquela checada na mochila, para ver se está levando alguns itens essenciais.

Na verdade, todos os lugares que possuem trilhas, merecem uma atenção especial. No estado de Goiás, o sol costuma castigar em épocas secas, então leve os óculos de sol, o chapéu ou boné, o protetor solar e muita água.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No mais, não se esqueça de fazer a trilha com um calçado adequado. O recomendado é calçar tênis ou botas confortáveis, visto que a distância pode castigar os pés.

Finalmente, vale relembrar que algumas cachoeiras próximas da Cachoeira dos Cristais não estão ativas durante o período de seca. Então, programe a sua viagem de acordo com os seus interesses.

Compartilhe:

Leia também...