PACOTE BARATO |

PB

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura!

Cachoeira-do-Label
continua depois do anúncio

Pensando em visitar a Cachoeira do Label? Conheça tudo sobre essa, que é mais uma das belezas naturais da Chapada dos Veadeiros

Antecipadamente, a Cachoeira do Label é considerada a cachoeira mais alta da região Centro Oeste. Está localizada na cidade de São João da Aliança, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) chamada de Bellatrix.

Essa queda d’água natural impressiona com os seus 187 metros de altura. Justamente por conta dessa característica é considerada a maior cachoeira do estado de Goiás. Além de estar entre as maiores cachoeiras do Brasil

O local é perfeito para banho, por isso, atrai muitos turistas e aventureiros provenientes de todas as regiões brasileiras. Ficou curioso para saber mais sobre a Cachoeira do Label? A seguir, conheça mais sobre o destino.

Como chegar até a Cachoeira do Label

O nosso destino de interesse fica no município de São João d’Aliança. Logo, muitas pessoas preferem sair de Alto Paraíso para chegar ao local ou passar na cachoeira no caminho de Brasília até a Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira-do-Label

Saindo de Brasília até a Cachoeira do Label

A Cachoeira do Label se encontra a aproximadamente 150 quilômetros de distância de Brasília e dá para ir de bate-volta. Então, esse é um dos motivos pelos quais as pessoas escolhem-na como destino de viagem.

Além disso, caso seu destino seja a Chapada dos Veadeiros, você pode passar na Cachoeira do Label na metade do caminho para conhecer o local.

Saindo de Brasília, tudo o que os viajantes precisam fazer é seguir a BR-020, em direção à Planaltina. E mais a frente é necessário dar seguimento pela GO-118, até chegar ao município de São João d’ Aliança.

Na cidade, próximo a um posto de gasolina, estarão as próximas indicações para chegar até a RPPN Bellatrix. Segundo os mais experientes, a dica é não seguir aplicativos como Google Maps e Waze, pois podem gerar confusões.

Uma vez deixando São João da Aliança, os viajantes seguirão por uma estrada de terra por mais ou menos 25 quilômetros. Nesse ponto, é importante estar atento à estrada e aos animais que se deslocam por ela.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A trilha até a Cachoeira do Label

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
Cachoeira do Label (foto: Instagram)

A próxima etapa ao chegar na Reserva Bellatrix é percorrer uma trilha até a cachoeira. O trajeto conta com quase 2 quilômetros, sendo que a maior parte do caminho é considerada fácil de percorrer.

Apenas os últimos 200 metros de trilha demandam mais cuidado por causa da presença de rochas. Mas, alguns meios de apoio como madeiras e cordas foram instalados nessa parte para facilitar o percurso.

Leia: Cachoeira do Segredo: 100 m de altura com acesso ruim de terra

Além do mais, a trilha pode parecer um pouco confusa às vezes. Contudo, há várias setas desenhadas nas rochas para mostrar qual direção seguir. Então, é muito difícil se perder no meio do caminho.

O lado positivo é que a trilha conta com uma forte presença de vegetação. Logo, o sol quase nunca chega à superfície do solo, o que torna a caminhada mais agradável e fresca.

Informações Gerais sobre a Cachoeira do Label

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
Cachoeira do Label na reserva Bella Trix (foto: Instagram)

Para as pessoas que estão pensando em visitar a Cachoeira do Label é importante estar por dentro de algumas informações importantes. Sendo assim, acompanhe a seguir tudo sobre o local.

Primeiramente, para entrar no local é preciso pagar na entrada. O último valor que se tem conhecimento é o de R$50 por pessoa. Além disso, o pagamento precisa ser feito em dinheiro físico, porque lá não tem sinal de internet e nem de celular.

Quem visita a reserva está autorizado a levar os próprios alimentos. No entanto, bebidas alcoólicas são proibidas, bem como fazer churrasco. Mas, na área de camping há estruturas próprias para fazer churrasco.

É recomendado levar a sua garrafa de água. Aliás, na entrada da reserva há um local para os visitantes encherem seus recipientes. Esse é um detalhe importante, porque a região é seca e pode atingir altas temperaturas.

Por fim, cabe destacar que animais de estimação não são permitidos. Afinal, a cachoeira se encontra em uma reserva natural, onde podem existir animais silvestres.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Outros lugares para conhecer em São João d’ Aliança

Se engana quem pensa que a cidade de São João da Aliança encanta apenas por abrigar a Cachoeira do Label. Em seguida, conheça outras opções de lugares para visitar.

Bocaina do Farias

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
Bocaina do Farias (foto: Instagram)

Esse é outro lugar muito visitado pelos viajantes que vão até a Cachoeira do Label. Em suma, se trata de um cânion que possui aproximadamente 800 metros de altura. Isso sem falar nos paredões de 50 metros. 

Ao que se sabe, as formações se deram por meio do rompimento de placas tectônicas, que aconteceu a cerca de milhões e milhões de anos. O local abriga lindas cachoeiras, piscinas de águas cristalinas e muitas rochas gigantes.

O Bocaina do Farias se encontra a cerca de 65 quilômetros de São João d’Aliança. Sendo assim, quase metade do trajeto se dá por meio de estradas asfaltadas e a outra metade tem que ser percorrida por trilhas.

Complexo Veadeiros

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
Complexo Veadeiros (foto: Instagram)

Na sequência, essa é uma opção do que fazer que é relativamente nova em São João d’Aliança. Para começar, ela foi inaugurada há pouco tempo, dezembro de 2020, mas já impressionou muitas pessoas.

Você pode gostar: Cachoeira Poço Encantado na Chapada dos Veadeiros (a mais fácil da chapada)

O Complexo Veadeiros se encontra a aproximadamente 12 quilômetros da região central da cidade. O que mais chama atenção dos aventureiros que vão até lá é que para chegar até o local não precisa de guias.

Quem vai até o complexo pode desfrutar de 3 lindas cachoeiras. A Cachoeira Veadeiros 1 possui 8 metros de altura. Já a Cachoeira Veadeiros 2, 33 metros de altura. Por fim, a Cachoeira Veadeiros 3 impressiona com 55 metros.

Cachoeira do Dragão: provavelmente a trilha mais difícil da Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
Cachoeira do Dragão (foto: Instagram)

Encerrando as opções de outros lugares para conhecer no município de São João da Aliança, está a Cachoeira do Dragão. O local também costuma ser um dos mais buscados da região e não é difícil entender o porquê.

Ela se encontra na Estrada da Cachoeira do Macaquinho e está a mais ou menos 1 hora e meia da região central da cidade. Ao contrário do que acontece no Complexo do Veadeiros, só dá para chegar até lá com um guia.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O acesso à Cachoeira do Dragão acontece por meio de uma trilha de 1 hora. Depois disso, é necessário atravessar rios a nado. Até que enfim, chega-se ao destino final.

Onde se hospedar próximo da Cachoeira do Label – São João d’ Aliança

Em geral, os visitantes que querem conhecer a Cachoeira do Label optam por se hospedar na cidade de São João d’ Aliança. Mas, também tem quem prefira ficar em Alto Paraíso, por conta das opções de atrações turísticas.

Conheça São João d’ Aliança

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
São João da Aliança (foto: Instagram)

Quem conhece a Chapada dos Veadeiros, consequentemente ouve falar sobre algumas cidades, como Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge. No entanto, a cidade de São João da Aliança também tem chamado atenção ultimamente.

São João da Aliança está localizada bem na entrada da Chapada dos Veadeiros. Por muito tempo, suas cachoeiras se mantiveram escondidas dos viajantes, mas agora estão se revelando cada vez mais.

A cidade é pequena e possui apenas 13 mil habitantes. Ela está a 150 quilômetros de Brasília e a 70 quilômetros de Alto Paraíso. Fora as opções de ecoturismo, o local ainda não conta com muitas atrações.

Melhor período do ano para ir até a Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
São João da Aliança (foto: Instagram)

Bem como os demais lugares que fazem parte da Chapada dos Veadeiros, a melhor época para ir até São João da Aliança é entre os meses de maio e setembro. Em especial, porque é o período que menos chove.

Na região, há cachoeiras que só entram em atividade no período mais chuvoso. No entanto, as chuvas podem acabar atrapalhando a experiência dos viajantes, isso sem contar que elas podem trazer certos perigos também.

Então, embora o estado de Goiás seja bem quente nos meses de seca, essa é a melhor época para quem quer conhecer as suas belezas naturais. Além de que, dá para se refrescar nas águas da Cachoeira do Abismo.

Leia: Cachoeira Santa Bárbara: a mais bonita e mais cara (+ de R$200)

Onde se hospedar em São João d’Aliança

Atos Hotel 

A nossa primeira indicação de hospedagem é a Atos Hotel, que está localizada no município de São João d’Aliança. Ela tem atendimento 24 horas, então, dá para chegar a qualquer hora do dia ou da noite.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Uma informação importante é que esse hotel não permite fumar no seu interior. No mais, a sua estrutura oferece: serviço de lavanderia, conexão de Internet Wi-Fi nas áreas comuns. 

No total, o Atos Hotel conta com 51 acomodações. Sendo que, em todos os quartos há televisão, conexão de Internet Wi-Fi grátis, banheiro particular com chuveiro e muito mais.

Eco Pousada Terra Betânia

Na sequência, a nossa próxima opção de hospedagem em São João da Aliança é a Eco Pousada Terra Betânia. Logo de cara já dá para notar um dos diferenciais dessa hospedagem: um lindo jardim.

Além disso, na Eco Pousada da Betânia, os hóspedes também contam com uma sauna, café da manhã americano ou buffet, atendimento 24 horas, serviço de quarto e conexão de Internet Wi-Fi.

As acomodações, por sua vez, oferecem uma escrivaninha para estudar ou trabalhar, varanda no térreo com vista privilegiada par ao lago, banheiro particular, roupa de cama e banho, televisão e sala de estar.

Ferronato’s Hotel

Dando continuidade a mais uma opção de hospedagem, temos o Ferronato’s Hotel. Ele está localizado na cidade de São João da Aliança e é muito escolhido por viajantes que vão conhecer a Cachoeira do Label.

Nessa propriedade não se permite fumar. A sua estrutura conta com serviço de lavanderia, atendimento 24 horas, restaurante, conexão de Internet Wi-Fi e café da manhã no estilo buffet.

No mais, o Ferronato’s Hotel possui um total de 20 acomodações. Sendo que cada uma delas oferece conexão de Internet Wi-Fi, frigobar, televisão com canais fechados, serviço de quarto e banheiro particular com produtos grátis.

Onde se hospedar próximo da Cachoeira do Label – Alto Paraíso

Alto Paraíso está próximo não apenas da Cachoeira do Label, como também de outras quedas d’águas populares da Chapada dos Veadeiros. A seguir, conheça mais sobre o município e não deixe de conferir a nossa lista de pousadas em Alto Paraíso.

Conheça Alto Paraíso

Cachoeira do Label: a maior cachoeira do Goiás com 187 metros de altura! -
Alto Paraíso (foto: Instagram)

A cidade de Alto Paraíso fica mais longe da Cachoeira do Abismo quando comparado com São João da Aliança. No entanto, muitos viajantes escolhem ficar na cidade por conta da maior variedade de atrações turísticas.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ou ainda, muitas pessoas pernoitam em Alto Paraíso para poder dar continuidade ao seu itinerário de viagem. A cidade é um pouco mais urbanizada que São João da Aliança e São Jorge, por exemplo.

Dica de leitura: Como chegar na Chapada dos Veadeiros e onde ficar (3 principais cidades)

Isso quer dizer que existem mais opções de programas para se fazer. Dentre as atividades, podemos destacar: restaurantes, lanchonetes, feiras de artesanato e muito mais.

Onde se hospedar em Alto Paraíso

Pousada Camelot

Essa opção de hospedagem é a Pousada Camelot e está localizada em Alto Paraíso. Um dos diferenciais da estadia nesse local é que ele conta com uma sauna a vapor, possui padrão 3 estrelas e oferece café da manhã gratuito.

Além disso, a pousada oferece em sua estrutura: piscina ao ar livre, bar, lounge do tipo compartilhado, bar perto da piscina, café da manhã no estilo buffet e conexão de Internet em áreas comuns.

As acomodações também chamam atenção, pois contam com uma decoração muito bem pensada. Os quartos possuem frigobar, televisão, cofre e banheiro particular com produtos de banho gratuitos.

Chalés Recanto Paraíso

Na sequência, outra opção de onde se hospedar em Alto Paraíso refere-se ao Chalés Recanto Paraíso. Mas, atente-se: nesse local fumar não é permitido. Dito isso, um dos diferenciais do local é que eles possuem equipe multilíngue.

Além disso, a sua estrutura oferece um lindo jardim, conexão de Internet nas áreas comuns, estacionamento próprio, espaço para piqueniques, café da manhã de alto padrão de graça.

No mais, as acomodações contam com paredes com isolamento acústico, serviço de quarto, produtos de banho gratuitos, cozinhas completas, televisão com canais fechados e ventiladores.

Pousada Caminho das Cachoeiras

Como o nome dessa pousada indica, ela está bem perto das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. A sua localização está a apenas 15 minutos de caminhada até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Você pode reservar a Pousada Caminho das Cachoeiras no Booking.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Nessa pousada, vale a pena citar que não é permitido fumar. A estrutura do local oferece aos seus hóspedes uma piscina ao ar livre, atendimento 24 horas e um lindo jardim. Além disso, o café da manhã e o estacionamento são grátis.

A propriedade tem um total de 14 quartos. Todos eles possuem conexão de Internet Wi-Fi, frigobar, televisão com canais fechados e sistema de climatização.

Compartilhe:

Leia também...