PACOTE BARATO |

PB

Quando ir a Arraial do Cabo? Melhor época em Arraial do Cabo!

Praia Grande em Arraial do Cabo
continua depois do anúncio

Se você não sabe qual a melhor época para ir a Arraial do Cabo continue lendo e confira tudo sobre o clima mês a mês no destino mais queridinho da Região dos Lagos

Antes de planejar a sua viagem é importante verificar quais meses a chance de chuva é menor, afinal, um ir para uma cidade com tantas praias maravilhosas combina muito mais com calor e sol.

Quando ir a Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

Arraial do Cabo tem praias incrivelmente lindas em tons que variam de azul e verde que encantam a todos os visitantes. Para não atrapalhar o seu planejamento é importante saber sobre as variações climáticas na região. 

Outro motivo a ser levado em consideração antes de decidir quando ir a Arraial do Cabo é a temperatura das águas do mar, que costuma ser bastante gelada em alguns períodos do ano.

Confira o que esperar de todas as estações, quais os melhores meses do ano para região a região para decidir qual a melhor melhor época para planejar o roteiro da sua viagem para Arraial do Cabo. 

Qual o mês mais quente em Arraial do Cabo?

O mês em que as temperaturas ficam mais quentes em Arraial do Cabo é fevereiro. Nesse mês as temperaturas chegam a ultrapassar os 30ºC. No entanto, por ser alta temporada prepara-se para encontrar uma grande aglomeração de turistas. 

Como é a temperatura da água em Arraial do Cabo?

Mesmo com o sol brilhando e um mar azul que hipnotiza com sua beleza, a água de Arraial do Cabo tem fama de ser bastante gelada. Para quem está acostumado com as águas quentinhas do nordeste, estranha muito ao entrar no mar no litoral fluminense. 

A boa notícia é que não é sempre assim. Tudo irá depender da época do ano que você irá visitar a região. Em alguns meses a água de Arraial do Cabo fica com temperaturas menos geladas e mais gostosas para banho. 

Os meses em que a água fica mais quentinha vão de dezembro a março, em que a temperatura fica com uma média de 25 graus. Sendo que março é o mês em que ela estará com a temperatura mais agradável. 

Leia também: Como chegar em Arraial do Cabo?

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Já os meses em que ela fica mais gelada vão de julho a outubro, período em que a temperatura varia de 20 a 22 graus. Sendo que setembro é o mês em que a água estará mais “congelante”. Devido à mudança das marés, por ser um período de inverno e também por ventar bastante na região, a água fica menos convidativa para banho. 

Qual o mês que mais chove em Arraial do Cabo? 

Por incrível que pareça, os meses mais chuvosos em Arraial do Cabo são na alta temporada, que são os meses de janeiro e dezembro.

Nesse período, apesar de ser verão e o clima está mais quente, o nível de precipitação é bem maior. No entanto, as chuvas costumam ser intensas e rápidas. 

Qual mês tem mais ventos em Arraial do Cabo?

O mês que tem maior incidência de ventos fortes em Arraial do Cabo é setembro. Nesse período os ventos chegam a uma velocidade média horária de 20,6 km por hora.

Com isso a sensação térmica neste mês pode ser mais baixa. Portanto, leve um casaco! 

Melhor época em Arraial do Cabo mês a mês 

Janeiro

Janeiro é verão e por ser um período de férias, também é a alta temporada em Arraial do Cabo. Apesar das temperaturas ficarem quase sempre altas, é nesse período que mais chove na região. No entanto, essas chuvas costumam aparecer apenas no final do dia e são bem rápidas. 

Caso opte por essa época para ir para Arraial do Cabo, faça a sua reserva de hospedagem com antecedência para garantir um melhor custo benefício. 

Fevereiro

Mais um período de alta temporada e temperaturas elevadas. Fevereiro é um dos meses mais quentes do ano e chove bem menos que em janeiro, por isso é considerada a melhor época para ir para Arraial do Cabo. 

No entanto, a cidade costuma ficar lotada, principalmente no período de Carnaval. Portanto, se for visitar a região nesse período, prepare-se para o intenso fluxo de turistas. 

Você pode gostar: Praia Grande em Arraial do Cabo: guia completo atualizado em 2022

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Março

Em março o volume de chuvas em Arraial do Cabo aumenta consideravelmente se comparado aos meses anteriores, e a boa notícia é que os dias continuam quentes e a temperatura da água do mar nesse mês é mais quentinha. 

Esse período tem um menor fluxo de turistas na região, portanto é uma boa época para quem quer aproveitar dias de sol sem praias lotadas. 

Abril

Abril é uma boa época quando ir a Arraial do Cabo pois o tempo costuma ficar mais firme com dias ensolarados e tem pouca incidência de chuva. Após o feriado da Semana Santa é oficialmente iniciada a baixa temporada na região e a cidade fica com um fluxo de turistas mínimos, exceto em feriados como Tiradentes. Portanto, se você busca economizar na sua viagem essa, certamente, é a melhor época para viajar para Arraial do Cabo, pois você encontrará hospedagens a preços mais acessíveis. 

Maio

Assim como abril, maio é a baixa estação e uma boa época quando ir a Arraial do Cabo para encontrar praias mais vazias (exceto em feriados). Quanto à temperatura, o tempo fica firme com pouca chuva e os dias são quentes. 

Junho

Pode parecer estranho ir para praia durante o inverno, mas visitar Arraial do Cabo nessa época do ano é uma boa pedida. Isso porque o frio é menos intenso no litoral fluminense e as chances de chuvas são mínimas, pois essa é a época mais seca do ano em Arraial do Cabo.

Portanto, é muito comum ter dias tão ensolarados quanto no verão. Entretanto, a temperatura da água do mar costuma ficar mais gelada no inverno, o que pode ser um problema para os viajantes que estão acostumados com as águas mornas do Nordeste

Julho

Mais um mês com pouca chuva e tempo firme em Arraial do Cabo. Durante o dia o sol quase sempre dá as caras e à noite a temperatura costuma esfriar um pouco, mas raramente fica abaixo dos 19ºC.

Por ser um período de férias escolares, a lotação de turistas costuma ser mais elevada mas bem menor que no mês de janeiro, por exemplo. 

Uma desvantagem de viajar para Arraial neste mês é que a temperatura da água do mar também fica mais gelada, chegando a 21ºC.

Você pode gostar: Pousadas em Arraial do Cabo: as melhores e a mais barata da cidade

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Agosto

O mês de agosto é o mês menos chuvoso do ano na região e as temperaturas são altas, ou seja, uma boa época quando ir a Arraial do Cabo e aproveitar as belas praias da cidade. 

Além de o tempo ficar mais firme, é um período de baixa temporada e Arraial, certamente, estará com poucas aglomerações de turistas. No entanto, a água segue com temperaturas mais baixas. 

Setembro 

As chuvas voltam a aparecer com a chegada da primavera, mas ainda assim setembro é um bom mês para viajar para Arraial do Cabo pois a cidade vai estar pouco movimentada – exceto em feriados. 

Chove em alguns dias no mês de setembro, mas geralmente são chuvas passageiras. Apesar de fazer sol nesse período, é a época em que mais venta em Arraial, portanto, a sensação térmica talvez fique mais baixa. Além disso, em setembro é quando a água do mar fica mais gelada.

Outubro

Assim como setembro, em outubro prepare-se para encontrar a água do mar mais geladinha. Nesse mês também costumam ocorrer chuvas rápidas, mas os dias seguem ensolarados. 

Novembro

Em novembro o tempo começa a ficar instável e as chuvas são mais frequentes. Apesar do sol aparecer quase todos os dias, espere encontrar um clima ligeiramente mais frio pois venta bastante em Arraial do Cabo nesse período. 

Neste mês a alta temporada começa devido as férias de fim de ano e feriados prolongados, com isso a cidade costuma ficar com uma maior movimentação de turistas e os valores das hospedagens tendem a ficar um pouco mais altos. 

Dezembro

Em dezembro o clima em Arraial do Cabo é bem parecido com novembro, acontecem as famosas chuvas de verão que caem bem forte por um curto período de tempo e em seguida abre um solzão. 

Uma vantagem é que em dezembro a temperatura da água volta a ficar mais agradável, ela não chega a ficar morna como as praias nordestinas, mas fica bem menos gelada que nos meses anteriores. 

Leia também: 6 Praias em Arraial do Cabo que você precisa visitar

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A desvantagem é que por ser alta temporada tudo estará lotado e dificilmente você conseguirá encontrar uma praia mais vazia. 

Feriados e férias em Arraial do Cabo

Conforme já mencionamos, em alguns períodos Arraial do Cabo estará bem mais lotada de turistas. Por estar muito próximo a capital carioca (165 km) é um destino muito frequentado nos feriados prolongados e férias escolares. 

O período em que a cidade fica mais abarrotada de visitantes é no feriado de Ano Novo, quando as pessoas visitam a cidade para ver a tradicional queima de fogos à meia noite na Praia Grande. É uma época muito legal para visitar devido aos agitos, mas prepara-se para encarar trânsito, filas e preços altos. 

Outros períodos em que a região fica superlotada é no Carnaval e na Semana Santa. Portanto, se não quer encontrar o pequeno vilarejo de Arraial super cheio, evite visitar em feriados e período de férias escolares. 

Se você busca sossego, visite a região na baixa temporada que vai dos meses de março a outubro (excluindo feriados). 

Concluímos aqui as nossas dicas de quanto ir a Arraial do Cabo. Agora que você já sabe quando visitar a região, confira dicas do que fazer para te ajudar na montagem do seu roteiro de viagem para essa incrível cidade da Região dos Lagos. 

Compartilhe:

Leia também...