PACOTE BARATO |

PB

Praia do Farol em Arraial do Cabo

Praia do Farol em Arraial do Cabo
continua depois do anúncio

Conhecer a Praia do Farol em Arraial do Cabo é essencial para todo turista que quer aproveitar seu tempo de descanso em uma das praias mais belas do Brasil. Assim, ela é a grande estrela da cidade da Região dos Lagos e isso por conta das suas belezas naturais.

Inclusive, muito de sua fama provém da classificação que a Praia do Farol recebeu do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE. Esse instituto analisou a pureza da água, a qualidade da areia e a paisagem para classificar a Praia do Farol como uma das praias mais bonitas do país.

A Praia do Farol se localiza na Ilha do Cabo Frio, ou Ilha do Farol, de modo a ser protegida pela Marinha Brasileira. Portanto, o seu acesso é feito apenas por passeio de barco, tanto por questões de acesso, quanto para, também, controlar o número de visitantes.

Praia do Farol em Arraial do Cabo -
A orla da Praia do Farol recebe muitos visitantes, por isso o acesso é controlado pela Marinha do Brasil (foto: Wikimedia)

Dessa forma, para chegar à Praia do Farol é necessário comprar um passeio de barco, mas o acesso é limitado para 250 visitantes a cada 45 minutos. Além disso, apenas menos de 1km de extensão de areia é disponível para os visitantes.

Mesmo que o viajante não possa passar o dia inteiro na praia e nem circular muito pela areia, nada disso irá minimizar a experiência do viajante. Pois esse irá aproveitar ao máximo as águas calmas e cristalinas, a paisagem e a areia branca e fofa da Praia do Farol.

Se tiver sorte, você poderá apreciar a vista com animais marinhos como golfinhos, orcas, tartarugas e arraias.

Praia do Farol em Arraial do Cabo
Orla da Praia do Farol em Arraial do Cabo (foto: Wikimedia)

O cenário paradisíaco da Praia do Farol é ideal para quem quer relaxar em sua areia ou uma viagem romântica. De forma que é impossível não inserir essa praia em seu roteiro de viagem por Arraial do Cabo.

Onde fica a Praia do Farol?

A Praia do Farol fica em uma ilha na cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Essa ilha é chamada Ilha do Cabo Frio, ou Ilha do Farol, o que faz com que a Praia do Farol seja inacessível por terra. O acesso é feito apenas por barcos.

A importância histórica, cultural e ambiental da Ilha do Cabo Frio

A ilha do Cabo Frio não é apenas um local paradisíaco, mas também uma porção de terra com uma história riquíssima.

A ilha é um exemplo de preservação ambiental, feita pela Marinha do Brasil, que além de controlar o acesso à ilha e às outras atividades, possui locais específicos para pesquisas.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Praia do Farol
Praia mais perfeita do Brasil (foto: Wikimedia)

Assim, com a vegetação caracterizada por remanescentes de mata atlântica e sua formação rochosa composta por rochas alcalinas pré-históricas, há vários sítios arqueológicos na ilha. Esses sítios estudam os Sambaquis, depósitos de sedimentos que eram a moradia de homens pré-históricos.

No começo da idade moderna e com as Grandes Navegações, o navegador italiano à serviço da Coroa Portuguesa, Américo Vespúcio, construiu nessa ilha a primeira feitoria do Brasil. E, com isso, iniciou-se a colonização dessa ilha que, um século depois, recebeu várias intensas batalhas entre portugueses e franceses.

Leia também: 6 Praias em Arraial do Cabo que você precisa visitar

Praia do Farol em Arraial do Cabo

Também, por conta dos fenômenos naturais da região, como ventos e nevoeiros, era comum o naufrágio de diversas embarcações nas redondezas da ilha. Dessa forma, em 1831, iniciou-se a construção de um farol para auxiliar os marinheiros, mas que não foi eficiente. Já que as nuvens cobriam o topo da montanha.

Por isso, em 1861, os portugueses construíram outro farol, que foi eficiente em suas funções e funciona até hoje. E é em razão desses dois faróis que a Ilha do Cabo Frio também é conhecida como Ilha do Farol.

Nos dias de hoje, a ilha e o seu acesso são controlados pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, IEAPM. Já a manutenção da vida marinha, preservação e turismo sustentável tanto na Ilha do Cabo Frio quanto na Praia do Farol são responsabilidade da Marinha do Brasil.

É possível visitar os faróis da Ilha do Cabo Frio?

Pela Ilha do Cabo Frio ser responsabilidade da Marinha do Brasil e seu acesso e tempo de permanência serem restritos, não há a possibilidade de visita aos faróis.

No entanto, às vezes, a Marinha do Brasil pode abrir algumas datas para a realização de uma trilha que leva para o Farol Velho e para o Farol Novo.

Acesso a Praia do Farol em Arraial do Cabo
Acesso restrito à Praia do Farol em Arraial do Cabo (foto: Wikimedia)

Esse evento não é comum, mas em 2016, as trilhas para os faróis foram abertas ao público. Dessa forma, a primeira trilha, de duas horas de duração, é para o Farol Velho. Nela, o turista conseguia ter uma vista panorâmica e espetacular da Região dos Lagos, além de conhecer as ruínas do Farol Velho e a casa do faroleiro.

Já a trilha para o Farol Novo possui duração de 40 minutos e apresenta a beleza da flora da ilha. Afinal, esse farol está na parte mais baixa da ilha e em cima de um vulcão inativo.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No entanto, essas visitas guiadas não acontecem mais e o único acesso do público à ilha é pelos passeios de barco que levam à Praia do Farol.

Mas, quem tem muito interesse em realizar essas visitas deve ficar sempre atento ao site do IEAPM. Afinal, é nesse site que informações e possíveis agendamentos para as trilhas são liberados.

Onde embarcar para a Praia do Farol em Arraial do Cabo

Mesmo que a Ilha do Cabo Frio, onde se localiza a Praia do Farol, não seja muito longe das Prainhas do Pontal do Atalaia, só é possível acessá-la por barco. Ou seja, para chegar à Praia do Farol é preciso comprar um passeio de barco, de maneira que não há como ir à essa praia nadando ou com qualquer outra forma de locomoção.

Todos os barcos que realizam o passeio até a Praia do Farol saem da Praia dos Anjos. Mais especificamente da Marina dos Pescadores e no píer 3.

A Praia dos Anjos se localiza próxima ao centro da cidade tendo um acesso muito fácil para qualquer visitante. Além disso, seu turismo se volta mais para o turismo marítimo, já que suas águas não são indicadas para banho.

Dica de leitura: Ilha do Campeche em Florianópolis: passeio caro, veja 6 formas de chegar até a ilha

Para embarcar em um passeio de barco para a Praia do Farol, o turista precisa adquirir o passeio de barco com algum agente credenciado. Esse pacote pode ser comprado pela internet ou pessoalmente nos sites ou estruturas físicas das agências autorizadas.

É mais seguro que os viajantes comprem antecipadamente o passeio de seu interesse pela internet. Afinal, há a possibilidade de não existir mais pacotes disponíveis para quem opta por comprar no dia que está em Arraial do Cabo.

Passeio de barco para a Praia do Farol

O passeio de barco para a Praia do Farol tem duração aproximada de 4 horas. Dessa maneira, esse passeio apresenta um vasto roteiro e não se restringe apenas a Praia do Farol, afinal só é permitido ficar nessa praia por 45 minutos.

A primeira parada é a sonhada Praia do Farol, mas depois há outras paradas. Cada agência de turismo possui seu próprio roteiro, mas, em geral, ele se compõe por visitas a Praia do Farol, a Fenda de Nossa Senhora e a Gruta Azul, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno. Além de permitir práticas no mar como mergulho, snorkel, stand up paddle e observar a vida marinha.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Pela entrada da Praia do Farol ser limitada, recomenda-se fazer os primeiros passeios de barco disponíveis. Portanto, opte pelos horários da manhã ou do início da tarde.

Outras atrações do passeio de barco para a Praia do Farol

Além das visitas às praias e das atividades esportivas que os passeios de barco proporcionam, também há diversas outras atrações.

Fenda da Nossa Senhora e Gruta Azul

Em 1721, diz a lenda que um pescador, chamado Domingos André Ribeiro, encontrou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição entre as pedras da Ilha do Cabo Frio. Assim, a imagem descoberta foi levada até a Igreja Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio e está lá até hoje.

As pedras em que a imagem foi encontrada eram a Fenda da Nossa Senhora. Uma formação rochosa de 5 metros de largura e 40 de altura que surgiu pela erosão da parte oeste da ilha. Além disso, essa belíssima parede de rochas abriga a imagem da santa que pode ser vista por todos os turistas que passeiam de barco.

Fenda da Nossa Senhora em Arraial do Cabo
Fenda da Nossa Senhora em Arraial do Cabo (foto: Wikimedia)

Outra lenda sobre a Fenda da Nossa Senhora é de que os casais que se beijam em frente a fenda nunca irão se separar.

Só é possível observar o lado externo da Fenda de Nossa Senhora, assim como o lado externo da Gruta Azul. Essa é outra atração do passeio de barco.

A Gruta Azul é um dos monumentos naturais de Arraial do Cabo em que, com uma entrada de 3 metros de largura e um salão de 15 metros de altura, os raios solares incidem sobre suas paredes de pedra. De forma que as tonalidades dourada e prateada das pedras se transformam em azul ao refletir a cor das águas.

Gruta Azul em Arraial do Cabo
Gruta Azul em Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia

As praias do Pontal do Atalaia foram consideradas umas das mais bonitas do mundo. Por isso, o turista precisa conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia em sua viagem ao Arraial do Cabo. E isso é completamente possível já que elas fazem parte do roteiro de passeio de barco.

Leitura recomendada: Praia Grande em Arraial do Cabo: guia completo atualizado em 2022

Praia do Farol em Arraial do Cabo -
Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo e Praia do Farol ao fundo da imagem (foto: Wikimedia)

As Prainhas do Pontal do Atalaia possuem esse nome por serem duas praias em uma só. Ou seja, quando a maré está alta, é visível a divisão das duas praias. No entanto, com a maré baixa não existe separação entre as praias.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Há as praias do lado esquerdo e do lado direito. Mas os passeios de barco desembarcam na praia do lado esquerdo, que é a mais vazia das duas. Essa praia tem a imensidão do mar azul que contrasta com sua faixa de areia branca e com o verde das matas. Além disso, o mar cristalino é calmo e com temperatura agradável.

Praia do Forno

A Praia do Forno é a última parada antes de o barco retornar para a Praia dos Anjos. O acesso por essa praia é por uma trilha a pé de 15 minutos ou via mar pelos barco-táxis ou passeios de barco.

Vista do mirante da trilha pela Praia dos Anjos até a Praia do Forno
Vista do mirante da trilha pela Praia dos Anjos até a Praia do Forno

Assim, quem está no passeio de barco pode aproveitar para fazer atividades aquáticas como snorkel, caiaque e stand-up paddle nessa praia.

Como é a navegação até a Ilha do Farol em Arraial

A navegação até a Ilha do Farol ocorre somente por embarcações autorizadas pela Marinha do Brasil. Ou seja, a única forma de acessar a ilha é por meio dos passeios de barco. Esse que é feito apenas por agências autorizadas pela Marinha. Ao todo, há menos de 8 agências que realizam esse serviço.

Em menos de 20 minutos, o viajante, que saiu da Praia dos Anjos, chegará à Ilha do Farol. E é nesse percurso que haverá uma demonstração de usar colete salva-vidas e que o viajante poderá ter uma vista incrível do mar e das praias. Além de, com sorte, poder avistar animais marinhos como tartarugas, golfinhos e orcas.

Durante todo o percurso, o barco disponibiliza água de forma gratuita. Qualquer outro serviço de alimentação e de bebida é pago a parte.

Passeio de barco para a Praia do Farol em Arraial do Cabo
Bote para chegar a Praia do Farol

Ao chegar à Praia do Farol, os turistas precisam acessá-la por meio de botes. Pois o barco não desembarca na areia e o viajante não pode nem mergulhar e nem nadar até as areias da praia.

Valores do passeio de barco para a Ilha do Farol

O valor exato para o passeio de barco para a Ilha do Farol varia de agência para agência. No entanto, o preço fica entre a faixa de R$60 a R$110 por pessoa e esse preço inclui só passeio. Ou seja, o valor do passeio de barco não inclui qualquer consumo que a pessoa faça dentro da embarcação e, muito menos, fora dela.

Além do valor do passeio de barco, também há uma taxa entre R$5 e R$10 que o turista deverá pagar na Praia dos Anjos. Essa taxa se refere aos serviços de embarcação do píer da praia.

Ressalta-se que o valor do passeio de barco mudará por inúmeros fatores. Como, por exemplo, tamanho do barco e serviços prestados. Há barcos que possuem tobogãs e outras atividades de lazer que são feitas por animadores. Assim como há barcos mais simples que apenas transportam o turista.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Quanto tempo pode ficar na Ilha do Farol?

Por ser uma área de preservação e monitorada pela Marinha do Brasil, há tanto limite de pessoas quanto limite de tempo para ficar na Ilha do Farol. Além disso, apenas visitar a Praia do Farol é possível, de modo que conhecer outras partes da ilha não.

Leia: Como chegar em Arraial do Cabo?

Desse modo, apenas 250 visitantes podem permanecer na Praia do Farol pelo tempo cronometrado de 45 minutos. E não há como ficar nem um minuto a mais.

Qual a melhor praia para ficar hospedado em Arraial do Cabo?

Mesmo que, originalmente, Arraial do Cabo era apenas uma vila de pescadores, atualmente é uma das maiores cidades de turismo do Brasil. E isso acontece pelas suas diversas praias que dão a esse município da Região dos Lagos o título de Caribe Brasileiro.

Dessa forma, Arraial do Cabo tem muitas opções de hospedagens como hotéis e pousadas com uma grande variedade de preços. Além disso, cada hospedagem tem sua particularidade para atender aos gostos e perfis de todos os viajantes.

No entanto, há três praias que são as melhores para se hospedar: Praia Grande, Prainha e Praia dos Anjos. Assim, conheça diversas opções de hotéis e pousadas para se hospedar ao acessar essa página.

Dá para chegar na Praia do Farol de carro ou a pé?

Pela Praia do Farol se localizar em uma ilha, a Ilha do Cabo Frio, não é possível chegar nela nem de carro e nem a pé. Afinal, acessar a porção de terra que está em meio ao Oceano Atlântico só é possível com um barco de agências credenciadas à Marinha do Brasil.

Assim, para chegar nessa praia, o turista tem que comprar um passeio de barco que sai do píer da Praia dos Anjos.

Vale a pena visitar a Praia do Farol?

A Praia do Farol, que fica na Ilha do Farol, não é apenas mais uma área protegida em terras brasileiras por questões ambientais e históricas. Ela é uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo pela sua paisagem incrível que une águas cristalinas, com mata atlântica e areia branca.

Mesmo com apenas 1 km de extensão disponível para os turistas aproveitarem dessa beleza natural em apenas 45 minutos, visitá-la é uma experiência indescritível.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, para acessá-la é necessário comprar em uma agência credenciada um passeio de barco que sai da Praia dos Anjos. E esse passeio apresentará não só a Praia do Farol, mas outras praias e outras belezas naturais de Arraial do Cabo. E tudo isso com duração de 3 a 4 horas de passeio.

Portanto, conhecer a Praia do Forno é essencial para todo e qualquer turista que está na Região dos Lagos. Afinal, não há como não aproveitar a oportunidade de conhecer e aproveitar uma praia com tanta beleza e história.

Compartilhe:

Leia também...