O que fazer em Floripa [Guia Completo]

Se você já tem sua viagem planejada ou está planejando e ainda não sabe o que fazer em Floripa veja aqui tudo o que você não pode deixar de fazer na sua viagem para Floripa. Vou descrever os principais pontos turísticos por região: Norte, Sul, Lagoa, Centro e Continente.

Você vai ver de tudo desde praias até as melhores baladas bairro a bairro.

Não deixe de ler o guia até o final e comentar se achar que faltou alguma informação. E se você ainda não garantiu a sua viagem, veja aqui no nosso site a data mais barata para viajar.

Entendendo a ilha

Antes de procurar o que fazer em Floripa é muito bom você entender como a cidade funciona.

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e é uma ilha com com 54km de comprimento e uma população de 550 mil pessoas que costuma triplicar durante o verão.

A cidade é dividida em Norte, Sul, Centro, Leste, e Continente. E todas as regiões possuem muitas atrações. Porém os bairros mais famosos e mais procurados da ilha são os bairros do Campeche, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.

A escolha da região que você vai se hospedar é muito importante, pois no verão o trânsito na cidade pode ser bem caótico. Evite horários de pico e procure sair cedo para os seus locais de interesse.

Se você vier de avião até a ilha, você vai chegar pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis localizado no sul da Ilha, próximo ao bairro do Campeche.

Se você optar por chegar de ônibus em Florianópolis, o acesso é feito pelas pontes que ligam o continente à ilha até chegar na rodóviaria que fica no no centro da cidade.

Então veja aqui embaixo no nosso guia onde ficam os principais pontos turísticos da cidade.

O que fazer no Norte da ilha

Os bairros do norte da ilha que mais atraem turistas são Canasvieiras e Jurerê Internacional. Os dois bairros possuem boas e calmas praias e uma vida noturna muito agitada na alta temporada.

Jurerê Internacional

Se você está procurando o que fazer em Floripa durante o verão, você não pode deixar de conhecer Jurerê Internacional.

O bairro de Jurerê Internacional é conhecido pelos mais sofisticados beach clubs na beira da praia e pelas belas mansões que tomam conta de todo o bairro.

As baladas muito famosas do bairro ficam lotadas durante o verão. Nessa época costumam acontecer muitos shows de artistas famosos e DJ renomados.

O maior e mais famoso beach club de Floripa é o P12 que fica localizado nesse bairro. Na alta temporada, dezembro a fevereiro, ocorrem shows diários dos maiores artistas do Brasil.

Essa atração é imperdível se você é uma pessoa que curte festas. Você não pode deixar de fazer uma visita ao Parador 12 em Florianópolis.

Parador P12 em Jurerê Internacional, Floripa
Festa no P12, um pouco mais lotada do que o comum

Na grande maioria dos beach clubs, os eventos normalmente acontecem a tarde começando por volta das 14 horas e costumam terminar as 23 horas da noite. Mas se você quiser curtir o dia todo nos beach clubs não tem problema. Todos os beachs clubs têm bons restaurantes e culinária internacional sofisticada. Então se quiser você pode chegar cedo e curtir toda a sua tarde no local.

Outros beach clubs famosos em Jurerê Internacional são o Donna Jurerê, o Acqua Plage e o Café de La Musique. Todos com público muito sofisticado e alto preço principalmente durante a alta temporada, final de dezembro e início de janeiro.

As praias famosas do bairro são as praias de Jurerê e do Forte, que tem esse nome devido o forte de São José de Ponta Grossa no topo do morro que dá acesso a praia.

Forte São José Ponta Grossa em Jurerê
Forte São José de Ponta Grossa em Jurerê Internacional

O acesso a Praia do Forte e ao Forte é feito por uma subida estreita no final do bairro após passar o P12. No verão costuma ser bem difícil o acesso a essa praia pois só pode subir/descer um carro por vez e não há local para todos estacionarem.

Já a praia de Jurerê tem fácil acesso e diversas áreas de estacionamento. A praia tem águas calmas e um pouco menos geladas que as outras que cercam a ilha, sendo uma boa opção para quem quer curtir um dia tranquilo na beira do mar.

Canasvieiras

O bairro enche no verão devido a grande quantidade de turistas da Argentina, Uruguai e Paraguai que se hospedam no local.

Contrariando a tendência de Jurerê Internacional, o bairro de Canasvieiras tem opções mais baratas de vida noturna com muitos bares e restaurantes a preços mais baratos que os locais badalados de Jurerê.

O centro do bairro tem uma vida noturna muito agitada e a praia que teve sua faixa de areia estendida recentemente é bem iluminada a noite.

Os bares e restaurantes de Canasvieiras costumam funcionar durante todo o ano. Porém as baladas no bairro só abrem na alta temporada, normalmente a partir de novembro, e são organizadas pelos argentinos que vivem no bairro a mais tempo.

As opções de balada do bairro ficam por conta do Jack´s London, Mood e Madison. E assim como na Argentina as festas começam bem tarde, a partir de 1 hora da manhã, e se estendem até o amanhecer.

Boa parte do público que frequentam as festas do bairro é de estrangeiros que lotam o bairro no verão tanto para trabalhar quanto para curtir a cidade.

Agora se você busca um bom passeio durante o dia. Uma boa opção é o animadíssimo Barco Pirata de Canasvieiras. O passeio custa R$60 e criançar de até 6 anos de idade não pagam para passear, o que acaba sendo uma boa opção para o viajante que está em família com crianças pequenas.

O barco passa costeando a Praia do Forte, Canajurê, Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Ilha do Francês, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Ilha do Anhatomirim.

Santo Antônio de Lisboa

Os bairros de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa são umas boa pedida para quem quiser curtir um pôr do sol a beiramar em Florianópolis com muita tranquilidade.

Santo Antônio de Lisboa é um bairro histórico da região e possui diversos restaurantes sofisticados muito bem servidos de deliciosos frutos do mar.

No bairro não há muitas opções de baladas então vou deixar só as duas que indico na região mas que não são muito badaladas.

A única opção de beach club no bairro é o Pargus Sea Side. O restaurante serve comida mediterrânea e tem uma pegada grega muito sofisticada. Após o almoço, o local é tomado por bons DJs, muita música eletrônica e gente bonita.

Agora se você não gosta de música eletrônica, não quer gastar muito, e procura um lugar mais alternativo para curtir a noite em Floripa. Uma boa opção é o Rancho do Neco. Aos domingos o rancho de pescador a beira mar é transformado em uma balada com muito samba raiz. E apesar da simplicidade, a energia do local é incrível.

Atrações no Sul da ilha em Floripa

Na região do Sul da Ilha de Floripa, o bairro que se destaca é o bairro do Campeche. Para os surfistas, ou para os que querem aprender o esporte, o Campeche é local mais indicado para se hospedar pois você vai ficar próximo das melhores praias para surf em Florianópolis.

Há muitas opções do que fazer em Floripa no sul da ilha, porém o sul da ilha não tem uma vida noturna agitada. A única boa opção da região é a Casa Soulmar. Um bar com uma boa pegada de esportes e muita música boa.

As melhores opções de balada próximas do sul da ilha ficam no centro ou na região da Lagoa da Conceição.

Apesar da vida noturna pacata do bairro, as melhores trilhas e pontos turísticos naturais ficam nessa região. Os locais que você não pode deixar de conhecer na região são a Ilha do Campeche e a praia da Lagoinha do Leste.

ilha do campeche em florianópolis
Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche fica a 1500m da orla da Praia do Campeche e pode ser acessada a partir da Praia do Campeche, da Barra da Lagoa ou do porto da praia da Armação.

A ilha do Campeche não tem nenhuma estrutura de hotel ou restaurante ou qualquer coisa do tipo. O local é patrimônio histórico e cultural tombado pelo IPHAN e área de proteção ambiental e tem o acesso regulado pela associação que toma conta do local.

Se quiser saber como chegar lá leia nosso guia de como fazer a travessia até a Ilha do Campeche com várias dicas do local.

Morro da Coroa na Lagoinha do Leste
Lagoinha do Leste vista do Morro da Coroa

A praia da Lagoinha do Leste é acessada por uma trilha bem marcada de dificuldade média que começa no Pântano do Sul. A trilha tem duração média de uma hora e meia e a visão no topo do Morro da Coroa é de tirar o fôlego.

Na saída da trilha uma boa opção de almoço é o Bar do Arante no Pântano do Sul. O restaurante oferece boas opções de frutos do mar, e é muito famoso pelas centenas de bilhetes postados na parede.

Bar do Arante in Pântano do Sul
Bar do Arante

O que fazer na Lagoa da Conceição

A região da Lagoa da Conceição é recheada de atrações turísticas para o público jovem. Os hostels da região são muito procurados por turistas entrangeiros, normalmente de países da Europa, Argentina e Uruguai.

O centrinho da Lagoa e toda a extensão da Avenida das Rendeiras possui muitas opções de bares e restaurantes para todos os gostos com uma vida noturna vibrante e agitada.

Nesse momento não vou listar as melhores baladas da região pois muitas estão fechadas devido a pandemia e não sei se retornarão após tudo melhorar.

Na região da Lagoa da Conceição, um bom restaurante com preço popular e comida muito boa é o Boka’s Lagoa. O restaurante é muito famoso pela sua sequência de camarão muito bem servida e barata.

Porção de Camarão para 2 pessoas no Boka´s da Lagoa da Conceição em Florianópolis
Porção de Camarão para 2 pessoas no Boka´s da Lagoa da Conceição

Agora para quem busca praias, as mais famosas da região são a Praia da Joaquina, a Praia da Barra da Lagoa e a Praia Mole. Todas com fácil acesso de carro e estacionamento. Porém fique atento, porque no verão o trânsito pode ser bem caótico.

Praia da Joaquina em Floripa
Praia da Joaquina, muito famosa pelos surfistas

Se você busca uma boa trilha as opções que valem a pena conhecer são as trilhas para a Praia do Gravatá e Pedra do Urubu, para as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa e a para a Costa da Lagoa, bairro de Florianópolis que só é acessado por barco ou trilha.

Além disso, a Barra da Lagoa também possuí uma base do Projeto Tamar. Não deixe de visitar! Você também pode aproveitar para ver o nascimento das tartarugas na praia, já imaginou? Vale muito a pena.

Nascimento de tartaruga

Centro de Florianópolis

A região do centro possui muitas opções do que fazer em Florianópolis. Os principais bairros são o Centro e a região da Beira-mar.

O centro reúne as baladas mais frequentadas durante todo o ano da cidade, os shopping e os prédios históricos da cidade.

Os grandes eventos como o Carnaval, o Folianópolis, o RD Summit e outros ocorrem na região do centro.

As principais baladas do Centro de Florianópolis são o Boteco Quintino, Lontra, Duplex e o Art’s Gatronomia e Bar. Se você curte o público LGBT você pode aproveitar e conhecer a Conca Club e o Jivago.

Na região central de Florianópolis você pode encontrar muitas construções que remetem a história da cidade.

No centro histórico você pode aproveitar para almoçar no Mercado Público e conhecer a praça da Alfândega, atualmente em processo de revitalização.

Almoçar no Mercado Público é uma boa opção do que fazer em Floripa na chuva, já que o local é coberto. Outra boa opção também durante a chuva é conhecer o BeiraMar Shopping no centro.

mercado público em florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

Na região central, a noite, não deixe de conhecer e tirar uma foto no cartão postal da cidade que é a antiga Ponte Hercílio Luz. Após muitos anos em reforma a ponte finalmente reabriu em 2020 e é completamente iluminada a noite.

A ponte é a mais antiga das três pontes que dão acesso a Florianópolis. Ela teve sua construção iniciada em 1920 e terminada em 1928 e possuí 819m de comprimento.

Ponte Hercílio Luz
Ponto Hercílio Luz em Floripa

Agora que você já sabe o que fazer em Florianópolis é só aproveitar a cidade e curtir a sua viagem. Não deixe de olhar nossa lista de datas baratas para viajar para economizar na sua viagem!

Por enquanto é só isso, mas...

...não se esqueça de deixar sua opinião ou pergunta na nossa caixa de comentários.
Quer receber as melhores ofertas e dicas no seu e-mail? Cadastre-se aqui embaixo e não perca nada. Os melhores preços não duram muito tempo.

Sua para nós

Deixe uma resposta