PACOTE BARATO |

PB

​O que fazer de graça em Gramado: 17 opções de passeios gratuitos

o que fazer de graça em Gramado
continua depois do anúncio

Listamos aqui as melhores atrações para incluir no seu roteiro o que fazer de graça em Gramado durante a sua estadia. 

O destino conta com inúmeros pontos turísticos, passeios e parques para visitar. Apesar de alguns serem pagos, boa parte dos atrativos de Gramado você pode conhecer sem gastar nada.

Por isso, se o seu objetivo é viajar barato, optar por realizar mais passeios gratuitos e apenas alguns – ou nenhum – pagos é a melhor saída.

Mas não se engane! Não é porque são de graça que não “tem graça”. Rs. Os passeios gratuitos em Gramado podem ser até mais interessantes que alguns pagos, por exemplo. Eles não deixam nada a desejar e você, certamente, irá se surpreender!

Pensando em visitar Gramado mas quer economizar com passeios durante a sua viagem? Para te ajudar a planejar a sua viagem, confira agora o que fazer de graça em Gramado.

Visitar o Parque Alemanha Encantada pagando nada

Localizado em frente ao Lago Negro, esse parque retratar os famosos Contos dos Irmãos Grimm, que são os responsáveis por historias como Rapunzel e os Musicos de Bremen. No local você irá encontrar um belo cenário ideal para caminhar e também lojinhas e restaurantes.

A atração principal do Parque Alemanha Encantada é uma torre de 20 metros de altura, onde é reproduzido o quarto da princesa Rapunzel.

A vista do local é bem bonita e você poderá tirar fotos enrolados no cabelo da personagem que ganhou uma réplica. No entanto, para subir o elevador panorâmico até o topo da torre o valor é de R$10,00 por pessoa. 

Quer saber mais sobre o Parque Alemanha Encantada? Confira mais detalhes nesse post aqui. 

Conhecer a Fonte do Amor Eterno

A Fonte do Amor Eterno é um passeio gratuito em Gramado que vale a pena incluir no seu roteiro. A construção é inspirada na Fonte de Trevi, que fica localizada em Roma na Itália.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

É lá que casais apaixonados e eternizam seus amor prendendo cadeados com seus nomes e jogando a chave na água da fonte. 

Leia: Hotel bom e barato no centro de Gramado: veja as 8 melhores opções

Para conferir tudo sobre essa atração, veja o nosso post completo sobre a fonte.

Avenida Borges de Medeiros possui vários atrativos gratuitos

Essa avenida é uma das principais de Gramado e aqui você irá encontrar uma estrutura de encher os olhos, com construções com telhados curvos para receber a neve e belas árvores completando o cenário. Além disso, no local ficam lojas diversas e fábricas de chocolates para você visitar.

hotel bom e barato no centro de gramado

Você pode conferir a nossa lista de hotéis no centro de Gramado para ficar bem próximo a Avenida Borges de Medeiros na sua visita à Serra Gaúcha.

Visitar a Estátua do Kikito

Mais um atrativo para fazer de graça em Gramado é visitar a Estátua do Kikito, que é uma réplica do símbolo do cobiçado troféu entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

A estátua representa o “Deus do Humor” e é datada de 1960. Atrás do monumento você está a Rótula das Bandeiras, um canteiro onde você poderá ver as bandeiras de todos os estados brasileiros. A estátua fica na Avenida Borges de Medeiros.

Palácio dos Festivais costuma sediar eventos gratuitos

O Palácio dos Festivais é sede do maior evento de cinema da América Latina, o Festival de Gramado. O local recebe diretores e artistas de todos os gêneros e a cidade fica lotada. Apesar do evento ser realizado todo mês de agosto, você poderá visitá-lo em qualquer época do ano.

Palácio dos Festivais em Gramado

A parte externa é bem bonita e conta com uma calçada legal para fotos. Além disso, em algumas épocas do ano acontece exibição de filmes no Palácio. 

Veja a neve em Gramado nos meses mais frios do ano

Se você visitar Gramado na época do ano certo, terá grandes chances de ver a neve totalmente de graça! Geralmente nos meses de inverno, quando o frio está bem intenso, a neve costuma dar o ar da graça na região.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para saber mais sobre quando neva em Gramado acesse este post aqui e aumente a sua chance de ver neve em Gramado.

neve em gramado

Os melhores meses para apreciar esse espetáculo gratuito são julho e agosto. No entanto, vai depender dos dias que você estiver lá pois não neva sempre. Ou seja, depende de um pouquinho de sorte. 

Passear pelo Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Rita Bier possui cerca de 17 mil metros quadrados e apesar de ser artificial, tem uma paisagem incrível. Ele é famoso por sediar espetáculos como o Natal Luz, que acontece em dezembro. Por lá, você poderá fazer uma caminhada ou apenas apreciar a vista. 

Leitura recomendada: Quando ir a Gramado? Melhor época para visitar Gramado na Serra Gaúcha!

​O que fazer de graça em Gramado: 17 opções de passeios gratuitos -

O local foi construído como homenagem a Joaquina Rita Bier, uma mulher visionária que comprou diversos terrenos na área que hoje é o centro de Gramado. 

Bater perna pelo Lago Negro é gratis

O Lago Negro é uma das atrações gratuitas mais famosas de Gramado e um lugar belissimo para visitar. Ele foi construído artificialmente após um incêndio na região. O alemão Leopoldo Rosenfeldt trouxe árvores do seu país de origem e as plantou às margens do lago, tornando a paisagem ainda mais bonita.

Lago Negro em Gramado

É possível passear pelo parque, fazer piquenique e andar de pedalinho no local. O pedalinho é pago à parte. No entorno do Lago Negro ficam lojinhas de artesanato, adegas, restaurantes, etc. 

Para saber tudo sobre essa atração gratuita em Gramado tão incrível, confira o nosso post completo sobre o Lago Negro. 

Conhecer o Museu do Perfume Fragram gratuitamente

O Museu do Perfume Fragam é o primeiro museu do país exclusivo para contar a história do perfume. Você poderá conhecer tudo sobre a produção das essências e sentir o cheiro de mais de 450 frascos de vários tipos de perfume. 

O local além de ser uma fábrica e museu, possui uma loja para quem quiser comprar um perfume. Vale a pena levar, pelo menos, um para casa de recordação. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Visitar a Rua Coberta de dia ou de noite não custa nada

Uma das ruas mais famosas de Gramado é a Rua Coberta. Com um teto transparente e plantas espalhadas pelos seus 100 metros de extensão, o local é um charme e vale a pena visitar para tirar fotos.

Na Rua Coberta não passam carros e você encontrará vários restaurantes, bares, lojinhas e cafés. Você pode visitar em qualquer horário do dia, pois funciona durante o dia e a noite. 

Além disso, nessa rua você encontrará banquinhos para relaxar e ficar observando a movimentação e é um ótimo local para se abrigar nos chuvosos em Gramado. 

Durante o Natal Luz essa rua fica ainda mais apaixonante, pois ganha uma decoração super especial. 

Quer saber tudo sobre a Rua Coberta? Confira o nosso post completo sobre uma das melhores ruas de Gramado.

Você pode gostar: Café Colonial em Gramado: os 15 melhores e os 3 mais baratos da serra Gaúcha

Tirar fotos de graça na famosa Rua Torta

Mais uma atração gratuita em Gramado que rende ótimas fotos é a Rua Torta. Ela é bem sinuosa e cheia de plantas ao redor. Ela tem uma forma tortuosa e lembra a famosa Lombard Street, situada em San Francisco.

Oficialmente Rua Emílio Sorgetz, a Rua Torta é cenário de lindas fotos por ser bem sinuosa e cheia de plantas ao seu redor.

Para saber tudo sobre a Rua Torta em Gramado veja esse post aqui.

Conhecer a Praça das Etnias

A Praça das Etnias possui ao redor casas construídas de arquiteturas diferentes: uma no estilo portguês, outra no estilo italiano e uma no estilo alemão (aqui fica a Casa do Colono, onde são vendidas comidas típicas alemãs e lembrancinhas). 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Ao conhecer essa praça você conhecerá também mais sobre a colonização de Gramado e toda a região sul do país

A praça fica próximo a rodoviária de Gramado e é bem movimentada. Vale a pena ir lá para tirar fotos das casinhas ou visitar a Casa do Colono.

Uma dica extra é que aos sábados acontece uma feirinha de produtos artesanais e comidas típicas na região. Além disso, um forno de lenha que tem na praça é usado para assar pães e cucas na hora, é uma delícia!

Visistar a Igreja Matriz de São Pedro de graça

Localizado no centro de Gramado, a Igreja Matriz de São Pedro foi construída na década de 40 e é o cartão postal da cidade. Ela possui uma arquitetura romana com mais de 70 mil pedras basálticas e chama atenção por sua altura de mais de 40 metros e por um sino que pesa mais de 1 tonelada!

o que fazer de graça em Gramado

Você poderá ver os 12 apóstolos de Jesus em tamanho real no pátio da Igreja e na calçada, fica um enorme relógio que marca a temperatura do local. Vale a pena tirar uma foto! 

Além de poder admirar essa bela igreja externamente, você poderá conhecer a decoração interna, que conta com pinturas nos vitrais do apóstolo Pedro. 

Conhecer as fábricas de chocolate que oferecem visitas gratuitas

Uma boa pedida para incluir no seu roteiro o que fazer de graça em Gramado é visitar as várias fábricas de chocolate! Algumas delas são pagas, mas existem várias com visitação gratuita.

Leitura recomendada: Rua Coberta em Gramado: passeio barato que vale muito à pena

Uma das fábricas de chocolates mais famosas da Serra Gaúcha é a Prawer Chocolates, além de não pagar nada pela visita você poderá conhecer todo o processo de fabricação da especiaria. A loja fica na Avenida Borges de Medeiros e é facil de ser encontrada e visitada.

Essa fábrica foi fundada em 1975 por Jayme Prawer, filho de imigrantes poloneses. Ele teve a ideia após visitar fábricas de chocolate na Argentina. Atualmente o local produz mais de 140 produtos. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Apreciar a vista do Vale do Quilombo

​O que fazer de graça em Gramado: 17 opções de passeios gratuitos -
Vale do Quilombo em Gramado (foto: Wikimedia)

O Vale do Quilombo é mais um dos passeios gratuitos em Gramado que vale a pena visitar. Localizado em uma das ruas mais movimentadas da cidade, o local é como um mirante e você poderá ter uma linda vista da paisagem da região. Rende ótimas fotos!

Templo Budista Khadro Ling não cobra entrada

Esse atrativo não fica em Gramado e sim no município de Três Coroas, que está a 30 km da cidade. Por ser uma curta distância vale muito a pena incluir no seu roteiro de passeios gratuitos.

O local possui uma linda arquitetura inspirado em templos da Ásia e trás uma sensação de paz, devido ao silêncio intenso, as paisagens naturais belíssimas e as estátuas de Buda que podem ser observadas por lá.

No momento o templo está fechado para visitação devido a pandemia. Mas você pode conferir no site oficial quando a atração estará aberta para visitação novamente.

O Templo Budista Khadro Ling foi construído em 1995, pelo mestre Chagdud Tulku Rinpoche e é o primeiro templo budista tibertano do Brasil.

Aos domingos de 9h às 10h acontecem sessões de meditação gratuita no gramado do local. Caso consiga, visite nesse dia para que a sua experiência seja ainda mais incrível.  

Visitar a Catedral de Pedra em Canela gratuitamente

Essa é mais uma das atrações que fica localizada em outra cidade. Situada no município de Canela, vale a pena incluir essa atração no seu roteiro de passeios gratuitos em Gramado.

Catedral de Pedra em Canela - passeio gratuito em Gramado

A Catedral de Pedra é uma das atrações turísticas mais famosas de Gramado e na realidade chama-se Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Ela ganhou esse apelido pois foi construída usando inúmeras pedras de basalto. Com um estilo gótico inglês, uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos importados da Itália, a atração chama a atenção de todos que a visitam. 

Certamente o grande destaque da Catedral da Pedra é a fachada que exibe um sistema de iluminação que muda de cor e no Natal, ela recebe uma decoração especial e fica ainda mais bonita! 

Leia também: Rua Torta em Gramado: passeio rápido e grátis pelo centro da cidade

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Concluímos aqui as nossas dicas sobre o que fazer de graça em Gramado. Esperamos que tenhamos te ajudado a montar um roteiro econômico para sua viagem para um dos melhores destinos do sul do Brasil. 

Compartilhe:

Leia também...