13 de junho é o Dia do turista: Conheça a história sobre esse dia!

continua depois do anúncio
Esta notícia foi publicada há 675 dias por isso, essas promoções podem não estar disponíveis no momento. Verifique os preços antes de finalizar a compra. Não deixe de acompanhar as noticías em primeira mão no nosso Instagram.

Você, que gosta de viajar, sabia que tem o seu próprio dia? O dia 13 de junho é o dia do turista, e visa celebrar as pessoas que amam conhecer novos lugares e culturas. 

Se está aqui, com certeza é um viajante. Então, fique conosco e saiba mais sobre esse dia tão importante.

13 de junho é o Dia do turista: Conheça a história sobre esse dia! -

História do turismo

Os primeiros relatos de viagem por lazer são datados da Grécia Antiga, quando grupos de pessoas se reuniam para ver as Olímpiadas acontecendo.

Já na Roma Antiga, o deslocamento era, em grande parte, à procura de fontes termais, locais para relaxamento e por banhos de mar.

Na Idade Média, com a influência da Igreja Católica, só eram bem vistas as peregrinações religiosas – fazer algo somente por prazer causava distanciamento de Deus.

Após a Revolução Industrial o turismo começou a tomar a forma como conhecemos hoje, e vários lugares despontaram como destinos dos sonhos.

Como surgiu o dia do turista?

O Dia do Turista foi criado através do Ministério do Turismo, para homenagear os turistas, tanto aqueles que viajam pelo Brasil quanto os que viajam pelo mundo, e enaltecer sua importância. 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Só no Brasil, o mercado de viagens movimenta quase 10% da economia. Em algumas cidades, essa atividade corresponde a praticamente todo o rendimento da população.

Além disso, a data visa também ressaltar a importância que o turista precisa tomar em suas viagens, desde o planejamento até todas as medidas de segurança no local que está sendo visitado.

O viajante precisa também respeitar o local que está conhecendo, tratando a todos com respeito e obedecendo as regras do local. Com isso, garante que sua estadia trará somente benefícios.

Existem duas outras datas comemorativas em relação ao turismo. São elas:

  • Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 08 de maio;
  • Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, e que incentiva as pessoas a conhecerem outras culturas além da sua.

Dicas para turistas

  • Antes de viajar, pesquise sempre sobre a cultura, costumes e estilo de vida do seu destino;
  • Verifique a documentação necessária para entrar no seu destino, incluindo a validade mínima necessária de passaporte e documento de identificação, além de vistos;
  • Em tempos de COVID, cada país e cidade tem suas próprias regras, que podem envolver apresentação de carteira de vacinação (nacional ou internacional), relatórios sobre saúde, seguros saúde específicos e até mesmo quarentenas;
  • Alguns locais exigem que o turista tenha tomado vacinas específicas – é preciso entender, inclusive, qual o prazo mínimo entre a aplicação e a viagem;
  • Tente sempre comprar e consumir do comércio local, para estimular ainda mais a economia do lugar;
  • Se for viajar para um país onde a língua é diferente da sua, tente treinar algumas saudações e palavras no idioma local. Esse gesto será super bem recebido pelos moradores.

Curtiu saber mais sobre o Dia do Turista? Confira em nosso blog muitas outras dicas e roteiros para tornar seu planejamento ainda mais incrível! Boa viagem!

continua depois do anúncio
Compartilhe:

5 respostas

  1. Que legal! Não sabia que existia um dia para homenagear os turistas. Adorei as dicas para turistas, vou aproveitar na minha próxima viagem!

    1. Pois é, existem muitos dias dedicados a várias coisas, até mesmo aos turistas. A história do turismo pode ser interessante, mas será que alguém liga pra isso? Acho que preferem só aproveitar as férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...

continua depois do anúncio
plugins premium WordPress