Jericoacoara, onde fica, como ir, e o que fazer (dia e noite)

Se você sempre teve curiosidade de saber onde fica, como chegar em Jericoacoara, o que fazer durante o dia e a noite, quando ir e onde se hospedar você vai ver aqui e agora.

Vou começar já dando uma dica MUITO IMPORTANTE para não errar na hora de escolher o hotel!

Onde fica Jericoacoara?

Essa parte é muito importante! A parte turística e charmosa fica na Vila de Jericoacoara que faz parte do munícipio de Jijoca de Jericoacoara no Ceará.

A vila fica a aproximadamente 300km de distância de Fortaleza, e a aproximadamente 13km de Jijoca e a 10km de Preá. Essas são as duas cidades que dão acesso para chegar a charmosa vila de Jeri e ao Parque Nacional de Jericoacoara.

ATENÇÃO!

Então muito cuidado ao reservar sua hospedagem, não vai dar mole e reservar hotel em Jijoca. Senão serão longas viagens todos os dias até chegar a vila onde estão a grande maiorias das atrações de Jericoacoara.

Quando ir para Jericoacoara?

A temperatura média em Jericoacoara fica em torno de 28 graus durante todo o ano. Então o calor não é o problema, pois sempre vai estar quente por lá. O problema são as chuvas e os ventos. Pois em janeiro começa o período de chuvas que se estende até início de junho, mas depois disso é só alegria, porque não costuma chover de agosto a dezembro.

Outra coisa a se preocupar é com o vento! O litoral do Ceará é muito frequentado pelos praticantes de kitesurf de todo o mundo e Jericoacoara não fica de fora. Então se você é praticante de kite ou de windsurf prefira o mês de agosto, pois é quando os ventos são mais presentes e o clima é mais propício para o turismo e esporte.

Quanto custa uma viagem?

Isso depende muito, eu já consegui pagar 1000 reais em hostel, passagem e transfer para ficar 5 dias saindo de Florianópolis, mas tudo depende do seu estilo de viagem. Então vou dar algumas dicas para quem quer economizar e para quem quer gastar!

Quanto custa a taxa de turismo em Jericoacoara?

Atualmente a taxa de turismo em Jericoacoara é de R$5,00 por dia, independente de você pernoitar em hotel ou não. O valor é pago em dinheiro na entrada da vila.

PARA QUEM QUER ECONOMIZAR: Vocês tem duas oportunidades! A primeira é aproveitar uma promoção do Hurb, os pacotes completos com 4 até 7 dias de hospedagem e voos podem ser parcelados em até 12x sem juros no cartão ou no boleto e você só precisa se preocupar com o transfer, passeios e comida. E a segunda é achar uma oferta aqui no nosso site, então corre lá na nossa página principal e dá uma olhadinha se tem alguma oferta de pacote de viagem para você.

PARA QUEM QUER GASTAR: a dica é se hospedar no famoso hotel Essenza em Jericoacoara, o hotel é famoso por suas piscinas nas sacadas dos quartos e sua enorme piscina que corre por toda a extensão da construção. Se quiser conferir quanto custa a diária você pode reservar diretamente no site do Hotel Urbano, dá uma espiadinha aqui no preço.

Onde ficar em Jericoacoara, essenza hotel
Essenza Hotel em Jericoacoara, famoso pelas suas piscinas privativas nas sacadas e nas varandas.

Como ir até a Vila de Jericoacoara?

Não é díficil chegar em Jericoacoara, mas você tem que se atentar a alguns detalhes.

Primeiro, os aeroportos mais próximos da vila são os aeroportos de Fortaleza e o de Jericoacoara.

Porém atente-se! Inegavelmente o aeroporto de Fortaleza como o próprio nome diz fica em Fortaleza, mas o aeroporto de Jericoacora NÃO FICA EM JERICOACOARA!

O aeroporto fica na cidade de Cruz e apesar de ser mais próximo da vila do que o aeroporto de Fortaleza ainda não tem jeito de se chegar fácil na vila de Jericoacoara, tem que ser de carro 4×4.

Segundo, após chegar em qualquer um dos dois aeroportos existem duas alternativas para chegar até a vila. A mais barata e longa é ir de ônibus ou de van do aeroporto até a cidade de Jijoca.

A partir de lá é pegar um dos carros 4×4 até chegar a vila de Jericoacoara. Pode ser de jardineira (umas pickups com a parte traseira adaptada para levar passageiros) ou dentro da própria pickup mesmo.

O caminho de Jijoca até a vila é feito pelas dunas e o acesso muda constantamente, então prepare-se para a viagem de mais ou menos uma hora pelas dunas até chegar em Jeri.

E a mais rápida e cara (nem tanto) é pegar o carro 4×4 direto no aeroporto a partir de Fortaleza ou Cruz até a vila de Jericoacoara. Vale muito a pena e não é muito mais cara, existem transfers privados e compartilhados.

Dá pra ir de carro alugado até Jericoacoara? Até dá, mas não indico para ninguém. Porque o caminho até Jericoacoara é pelas dunas do parque, então está sempre mudando e a chance de atolar ou se perder é enorme.

E tem mais, carros não registrados não podem entrar na vila ficam estacionados na entrada da vila.

Onde se hospedar

Não tem segredo de onde ficar, a vila é minúscula. Porém a única regra é realmente se hospedar na vila de Jericoacoara não vá reservar hotel em Jijoca porque é muito longe!

Dá uma olhadinha nas opções de onde ficar no mapa aqui embaixo.

Booking.com

As principais ruas são a Rua Principal, próximo da praça ou da praia é o melhor lugar, sendo onde se concentram os restaurantes e os turistas, e a Rua do Forró, que já não tem muito movimento, é a rua onde por onde você deve chegar na sua viagem para Jericoacoara.

Não existe a clássica avenida beira mar em Jericoacoara como em outras cidades turísticas do litoral, pois todas as ruas de Jeri são de areia, e nada é asfaltado, assim dá para andar descalço por toda a cidade.

Então vou deixar 6 indicações de onde se hospedar aqui embaixo para vocês e todas em promoção!

Booking.com

O que fazer em Jericoacoara durante o dia!

Durante o dia é bom curtir as praias de Jericoacoara e as lagoas. Existem duas opções de passeios de buggy na cidade: litoral Leste e litoral Oeste.

Na opção para o LITORAL LESTE você vai conhecer os seguintes pontos turísticos: Pedra Furada, Árvore da Preguiça, Lagoa Azul (muito famosa nas redes sociais) e Lagoa do Paraíso.

Agora aqui vai uma dica que é você não passar na Pedra Furada nesse passeio. Pois a pedra fica próximo a vila de Jeri, a poucos minutos de caminhada. Desse jeito você ganha tempo para aproveitar melhor as lagoas no passeio e passar o dia nas famosas redes das lagoas de Jericoacoara.

Em agosto você pode ver o sol se pôr pela rachadura na pedra. É lindo demais!

pedra furada no parque nacional de jeri
Pedra Furada em Jericoacoara
lagoa do paraíso com suas famosas redes na água
Lagoa do Paraíso com as famosas redes na água, cartão postal de Jericoacoara

Além disso na opção para o LITORAL OESTE você vai conhecer os famosos balanços das árvores do mangue seco, cartão postal de Jericoacoara. As atrações são as seguintes: Dunas (com emoção e sem emoção), Lagoas de Tatajuba, Mangue Seco, Cavalos Marinhos, Rio Guriú e Lagoa Grande.

duna do pôr do sol em jericoacoara
Duna do Pôr do Sol, ponto turístico famoso próxima a Praia Principal

As outras opções que ficam na vila de Jericoacoara são a Duna do Pôr do Sol, a Praia Principal, a Piscina Natural Ananias, o Poço da Princesa, a Pedra Furada e a Praia da Malhada.

Assim não dá pra perder nenhum desses, todos ficam próximos da cidade a poucos minutos de caminhada. Dá uma conferida nas fotos aqui embaixo.

Praia principal
Praia Principal vista pela direita com a Duna do Pôr do Sol ao fundo

O que fazer á noite

Já vou começar indicando o melhor lugar: o Café Jeri. Localizado próximo a praça da cidade é com certeza a melhor opção de balada em Jericoacoara.

No terraço do hotel Hurricane Gardens durante o pôr do sol acontece a balada com muita gente, shows ao vivo de dançarinos e artistas, barmans e música eletrônica. Procure chegar cedo para não pegar fila e aproveitar o lugar.

Dá uma olhadinha na vibe do Café Jeri, a melhor balada de Jericoacoara!

E em Jericoacoara também existe a famosa “passarela do álcool”, que ocorre todos os dias a noite na rua principal próximo a praia quando maré está baixa.

Vários barraqueiros se reúnem na praia para oferecerem seus drinks. Além disso certos dias rola até um DJ na praia tocando música até de madrugada.

E tem mais não deixe de provar uma caipirinha de cajá, fruto típico do nordeste.

Agora a atração que ninguém pode deixar de conferir numa viagem para o nordeste é uma festa de forró.

Por isso em Jericoacoara a indicação para curtir um forró é no Forró Dona Amélia. Localizado no restaurante Dona Amélia na Rua do Forró. Lá você pode aproveitar para curtir uma dança a dois ou se deliciar nos pratos dos restaurantes e relaxar com a música ao vivo no local.

Não dá para deixar de ir ao Forro Dona Amélia á noite

Vale a pena ir a Jericoacoara?

Muita coisa! Não existe cidade no Brasil tão rústica porém preparada para receber turistas como a vila de Jericoacoara. O caminho até a cidade já é uma atração e a cidade realmente conquista os visitantes.

Não perca a chance de conhecer, a cidade está cada vez mais disputada e mais turistas visitam a região todos os meses.

Jericoacoara não é um destino famoso só no Brasil, muitos turistas visitam a região todos os anos e a cidade não deixa nada a desejar.

Por enquanto é só isso, mas...

...não se esqueça de deixar sua opinião ou pergunta na nossa caixa de comentários.
Quer receber as melhores ofertas e dicas no seu e-mail? Cadastre-se aqui embaixo e não perca nada. Os melhores preços não duram muito tempo.

Sua para nós

Deixe uma resposta