PACOTE BARATO |

PB

Gruta Azul em Arraial do Cabo: veja o porque a caverna é tão bonita e enigmática

Gruta Azul em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro
continua depois do anúncio

Uma das mais famosas cavidades naturais subterrâneas do estado do Rio de Janeiro, a Gruta Azul possui uma paisagem surpreendente que deixa qualquer turista apaixonado.

Arraial do Cabo é um município do estado do Rio de Janeiro que se localiza na Região dos Lagos. Essa cidade é muito conhecida por todos os turistas por conta das suas praias repletas de areias brancas, águas cristalinas e muito sol.

No entanto, não são só praias que Arraial do Cabo pode oferecer para os viajantes. Afinal, esse município da Região dos Lagos apresenta outras belezas naturais, assim como uma cultura e história riquíssimas.

Ou seja, Arraial do Cabo tem algumas grutas, assim como uma diversificada vida marinha. E dentre as grutas, o monumento natural da cidade que é um dos pontos turísticos mais procurados é a Gruta Azul.

Localizada dentro de uma reserva ambiental, não há acesso por terra, sendo possível acessá-la apenas pelo mar. Assim, para chegar à Gruta Azul e usufruir toda a sua beleza natural, é necessário fazer um passeio de barco.

Gruta Azul em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

O passeio de barco é uma atividade extremamente comum e tradicional da cidade. De modo que amplia o seu turismo marítimo, além de apresentar diversas localidades turísticas de Arraial do Cabo para os viajantes.

Portanto, conheça mais sobre a joia de Arraial do Cabo, a Gruta Azul. Essa que é famosa pela cor da sua água que fica mais iluminada e azul quando o Sol entra pela gruta.

Além disso, a cor da água reflete nas pedras da Gruta Azul e transforma essa beleza natural em um grande prisma de cores.

O que é a Gruta Azul?

Com profundidade e forma variável, mas predominantemente horizontal, a Gruta Azul tem mais de 30 metros de comprimento.

Assim, ela é repleta de rochas calcárias e em arenito com desníveis internos e um salão de 15 metros de altura.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, sua abertura é de 3 metros de largura e seu interior tem mais de 30 metros de largura.

Leitura recomendada: 6 Praias em Arraial do Cabo que você precisa visitar

No entanto, essa formação rochosa se localiza na parte externa da Ilha de Cabo Frio, de modo que sua entrada é voltada apenas para o mar.

Ou seja, não há como acessá-la por terra, seu acesso é feito apenas por barco. E para conseguir um barco, é preciso pagar um passeio de barco com destino à Praia do Farol.

Além disso, não é possível nadar e nem mergulhar nas águas da Gruta Azul, por medidas de segurança e de meio ambiente.

Dessa maneira, a Gruta Azul encanta a todos pela sua beleza natural deslumbrante. Essa que é composta pelas águas cristalinas e pelas paredes douradas e prateadas.

No entanto, as paredes da gruta se tornam azuladas de acordo com a intensidade da luz solar que entra pela cavidade da sua entrada.

Mas, mesmo que o nome da Gruta Azul demonstre que ela fica com tons azuis em sua parede, isso só ocorre em períodos específicos.

Ou seja, o azul das águas só reflete no interior da gruta ao nascer do sol. De modo que os viajantes que realizam o passeio de barco não veem esse fenômeno natural.

Como a Gruta Azul se formou?

Assim como outras grutas existentes pelo Brasil e pelo mundo, elas se formaram por fenômenos naturais.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

E esses fenômenos acontecem desde a formação do mundo, já que durante a época glacial, homens pré-históricos já usavam das grutas para se refugiar e também para marcar suas pinturas rupestres.

Assim, a Gruta Azul não tem pinturas rupestres, mas é uma cavidade profunda formada em uma rocha. E isso ocorreu por conta do tempo e pelos fenômenos naturais.

Assim, ela possui formas irregulares, com um grande salão que possui um poço profundo.

Leitura recomendada: Praia Grande em Arraial do Cabo: guia completo atualizado em 2022

Ou seja, em qualquer tipo de rocha há a formação de grutas, mas é essencial que tenha um espaço interno para que a água possa circular.

E é essa substancia que aumentou e aumentará, de forma lenta e por milhares de anos, os espaços e tamanho de uma gruta.

No entanto, há outro fenômeno natural que criou uma fenda na rocha a qual possui a imagem de Nossa Senhora. Afinal, diz-se que essa fenda foi criada e formada pela queda de um meteorito no local.

Também, outra característica das grutas é o gotejar de água em seu teto. Dessa forma, esse gotejar, por conter bicarbonato de cálcio, adquire uma consistência sólida ao ficar suspensa no teto. E com isso, cria um formato cônico ou cilíndrico.

Na Gruta Azul não há muitas estalactites e estalagmites em seu interior, mas é possível vê-las. Assim como as condições climáticas e escuridão das grutas permitem que haja muitas formas de vida, mas a maioria é de plantas e microrganismos. Além de insetos e aracnídeos.

Onde fica a Gruta Azul em Arraial do Cabo?

A Gruta Azul é um dos maiores destinos turísticos da Região dos Lagos e, consequentemente, de Arraial do Cabo.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Dessa forma, para chegar até ela, o turista precisa comprar um passeio de barco. Afinal, a entrada da gruta está voltada para o mar Atlântico.

Mesmo que a Gruta Azul esteja localizada dentro da Praia do Farol na Ilha do Cabo Frio, para visitar o viajante tem que pegar um barco na Praia dos Anjos. Pois não há como acessar a Ilha do Cabo Frio de outro modo que não seja por barco.

Qual praia fica a Gruta Azul em Arraial do Cabo?

A Gruta Azul se localiza na Praia do Farol que está na Ilha do Cabo Frio. Para conseguir acessar essa praia, o viajante deverá comprar um passeio de barco, pois se trata de uma ilha e não tem acesso por terra.

passeio de barco para a Gruta Azul

Dessa forma, a Praia do Farol é conhecida por ser uma das mais bonitas, não só de Arraial do Cabo, mas de todo o Brasil.

Com uma vida marinha repleta de tartarugas, golfinhos, arraias e orcas, essa praia é responsabilidade da Marinha do Brasil. De modo que essa instituição protege a área limitando o acesso a apenas 250 visitantes a cada 45 minutos.

Você pode gostar: Praia do Farol em Arraial do Cabo

Por isso, os passeios de barco também são limitados e os mergulhos na Gruta Azul mais ainda.

Passeio de Barco para a Gruta Azul em Arraial do Cabo

Para chegar à Gruta Azul, o viajante precisa pagar um passeio de barco, que muitas agências de turismo oferecem, e que passa leva à Praia do Farol. As embarcações saem da Praia dos Anjos de modo que o turista precisará ir até esse local e se deslocar até o porto da praia.

No entanto, caso você tenha interesse pelo passeio de barco, não deixe de comprar sua passagem online ou chegar cedo. Afinal, dependendo da época do ano e do horário poderá haver inúmeras filas para as embarcações e os passeios de barco se esgotarem sem você conseguir realizá-los.

Esse passeio de barco tem, em torno de, 4 horas de duração e o turista passará por outras praias e paradas até chegar à Praia do Farol. Dentre essas paradas, o viajante poderá nadar ao redor da embarcação e aproveitar as belezas naturais das praias e do mar.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

passeio de barco em Arraial do Cabo

Assim, no caminho para essa praia, o barco navega pela Ilha de Cabo Frio em um passeio por mar aberto.

Enquanto o turista se maravilha com as águas cristalinas e azuis do mar, a Gruta Azul surge enquanto as ondas se quebram contra as rochas do local.

Dessa maneira, geralmente, a última parada dos passeios de barco é avistar a Gruta Azul. Mas, pelo evento dos reflexos solares que iluminam a gruta ocorrerem em épocas específicas, pode ser que o turista não veja esse fenômeno natural.

No entanto, de toda forma, a vista da Gruta Azul é magnífica. Além disso, outro benefício do passeio de barco para a Gruta Azul é que durante o trajeto, há a presença de animais marinhos. Isso é, geralmente o turista consegue avistar golfinhos, tartarugas e até mesmo orcas.

Pode entrar na Gruta Azul?

Infelizmente, a Gruta Azul é disponível apenas para a apreciação e contemplação dos turistas. Afinal, não é possível entrar no local rochoso, assim como não há como nadar nessa gruta.

Isso significa que a visita à Gruta Azul é feita apenas por barcos de passeio e o visitante poderá vê-la apenas de fora e pelo seu barco.

É possível mergulhar na Gruta Azul?

É possível mergulhar na Gruta Azul, mas há inúmeras restrições que o interessado precisa seguir e se atentar. 

Você pode gostar: Como chegar em Arraial do Cabo?

Por estar localizada em uma área de conservação ambiental, mergulhar na Gruta Azul só é possível com uma autorização especial entregue pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio.

Inclusive, é esse instituto que cuida da preservação dessa gruta. Além da questão ambiental, há também questões de segurança. Afinal, por ficar em mar aberto, quem consegue autorização para mergulhar só pode fazer essa atividade em dias de mar calmo.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

E isso por conta das correntes de água dentro da gruta. Por isso, mergulhar nessa região é uma atividade que só é feita por pessoas que tenham curso avançado em mergulho.

Afinal, mergulhar nas águas da Gruta Azul é muito perigoso e oferece muitos riscos.

Ao entrar nas águas da Gruta Azul, o mergulhador precisará nadar por um túnel horizontal até chegar em uma fenda  de dois a três metros largura, a chamada chaminé. E pela chaminé que o mergulhador conseguirá retornar à superfície.

Desse modo, uma das grandes atrações dos mergulhos nas águas geladas da Gruta Azul com mais de 20 metros de profundidade é uma fragata inglesa naufragada.

Essa fragata é datada do século XIX, pois foi em, aproximadamente, 1830 que a fragata inglesa H.M.S Tethis, uma coletora de impostos, afundou no local ao retornar para a Inglaterra.

Assim, além do barco naufragado, também o mergulhador pode verificar os destroços de correntes e canhões.

Também, nas águas profundas da Gruta Azul há uma grande diversidade de animais marinhos para serem apreciados. Como moreias, arraias gigantes e tartarugas. 

A caverna encanta pela beleza

A Gruta Azul, em Arraial do Cabo, encanta pela sua beleza e proporciona momentos inesquecíveis àqueles que fazem o passeio de barco.

Seja pela beleza da vida marinha que a cerca, pela sua própria estrutura de pedras, pela cor da água ou pelos fenômenos naturais da cor da água refletindo nas paredes. Fenômeno esse que transforma o dourado e prateado das pedras em azul turquesa.

Leitura recomendada: Praia do Forno em Arraial do Cabo: 3 formas de chegar (trilha, barco ou táxi)

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Dessa forma, para quem vai à Arraial do Cabo é essencial fazer o passeio de barco. Pois além de conhecer as incríveis praias do Caribe Brasileiro, o turista também irá conhecer e se maravilhar com a beleza natural da Gruta Azul. Essa que é um dos cartões postais da cidade do estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Leia também...