PACOTE BARATO |

PB

Cascata do Avencal: mirante de vidro mais ousado de Urubici (110 metros de altura)

Cascata do Avencal
continua depois do anúncio

Uma das atrações principais da cidade de Urubici é o mirante de vidro da espetacular Cascata do Avencal, parada obrigatória para quem visita uma das cidades mais frias do Brasil.

Para quem gosta de passar bons momentos em contato com a natureza, a charmosa cidade de Urubici, na Serra Catarinense, é uma perfeita opção de passeio em família.

A paisagem é simplesmente de perder o fôlego. A cascata, que faz parte da Rota das Cachoeiras, conta com 110 metros de pura queda livre e é considerada um verdadeiro espetáculo natural em meio à natureza.

Cascata do Avencal em Urubici
Cascata do Avencal em Urubici (foto: Flickr)

Formada pelo riacho do Funil, os paredões do penhasco formam um semicírculo apresentando diferentes tonalidades, realçando a mistura do verde do gramado do topo com a vegetação encontrada no entorno da cascata.

Quer conhecer mais sobre esse paraíso cercado por muita natureza e repleto de atividades radicais? Preparamos um conteúdo com dicas e informações sobre a Cascata do Avencal. Boa leitura!

Como chegar na Cascata do Avencal

O acesso é tranquilo para quem visita à Cascata do Avencal de carro. Para chegar à cascata é necessário sair do centro de Urubici pela SC-110, sentido São Joaquim.

O trajeto é curto, a cascata fica a cerca de 8 km de distância do centro da cidade. Uma boa dica é usar o GPS para ajudar na localização.

como chegar até o Parque Cascata do Avencal
Caminho de acesso ao parque (foto: Facebook)

Ao entrar na propriedade, o visitante deve seguir cerca de 1 km até chegar na entrada do Parque Novo Mundo, onde existe uma portaria para a cobrança de ingresso.

parque Novo Mundo em Urubici
Parque onde fica a cascata (foto: Flickr)

Quanto custa a entrada do Parque?

O ingresso para o Parque Novo Mundo custa R$ 30 e dá acesso também ao outro lado do penhasco (antigo Parque Cascata Avencal) e acesso à parte inferior.

Anteriormente o parque era dividido em duas áreas, uma de cada lado do rio. Hoje, o parque foi totalmente unificado e, com um único ingresso, é possível ter acesso e visitar os dois lados.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

  • Ponto positivo: o valor do ingresso dá acesso às duas estruturas do parque.
  • Ponto negativo: segundo os visitantes, não existe um panfleto ou informativo explicando as curiosidades do lugar, como por exemplo, qual rio forma a cachoeira, altura da queda, onde nasce, entre outras informações.

Horário de funcionamento da Cascata do Avencal

Para aqueles visitantes que gostam de passar o máximo de tempo em contato com a natureza, aqui vai uma boa notícia: o parque da Cascata do Avencal funciona o dia todo, das 8h às 18h.

Durante os finais de semana, o parque recebe em média 2 mil visitantes. Vale a pena levar a família e curtir bons momentos.

Leia: Pousada em Urubici: 13 melhores opções para conhecer a Serra Catarinense

Cascata do Avencal: mirante de vidro mais ousado de Urubici (110 metros de altura) -
Muitos visitantes no parque (foto: Facebook)

Estrutura da propriedade

A estrutura é formada por dois parques, Parque Novo Mundo e Parque Cascata do Avencal, que foram atualmente unificados. O valor do ingresso dá acesso à visita a esses dois locais.

lago no Parque Novo Mundo
Lago no Parque Novo Mundo (foto: Flickr)

Ao entrar na primeira entrada, existem opções de restaurantes, uma réplica da Pedra Furada e um parquinho para as crianças se divertirem.

Cascata do Avencal: mirante de vidro mais ousado de Urubici (110 metros de altura) -
Miniatura da Pedra Furada no parque (foto: Instagram)

No Parque Cascata do Avencal há um famoso mirante de vidro onde podemos tirar belas fotos e ainda se aventurar na famosa tirolesa que passa sobre a cascata e proporciona uma visão espetacular de toda a área. Para quem gosta de trilhas e andar de pedalinho, o local é perfeito para momentos divertidos em família.

Uma curiosidade do lugar é o nome Cascata do Avencal. Avencal deriva de Avenca, um tipo comum de arbusto, parecido com a samambaia, encontrado nas paredes e no entorno do penhasco, daí o nome da famosa cachoeira.

Já na segunda entrada do Parque Novo Mundo, o visitante pode fazer várias atividades extras como tirolesa, andar de pedalinho, praticar rapel ou arco e flecha.

Lembrando que todas essas atividades não estão inclusas no valor do ingresso. Você pode ver o que fazer em Urubici no nosso guia completo sobre outras atrações da cidade se quiser economizar.

Mirante de vidro

De todos os mirantes do parque, o mirante de vidro é a atração principal da Cascata do Avencal. Com 7 metros de comprimento sobre o penhasco, é um ótimo local para fotos com a cachoeira de fundo. Mas, isso, claro, vai depender da coragem de cada um. E você, teria coragem de se arriscar nessa empreitada?

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Mirante de vidro em Urubici
Mirante de vidro em Urubici (foto: Instagram)

O visitante tem a gostosa sensação de andar sobre um precipício a 110 m de altura do chão. De lá também é possível observar os visitantes que fazem salto livre de pêndulo do outro lado da Cascata do Avencal.

Para aqueles menos corajosos e que não conseguem enfrentar o medo de altura, existe um segundo mirante, com piso de metal. A sensação de medo pode até diminuir, apesar de a altura ser a mesma do mirante de vidro. A dica é uma só: vale a pena deixar o calafrio de lado, arriscar uma foto e sentir a adrenalina do lugar!

Outros mirantes da cachoeira

Dos quatro mirantes da cascata, o de vidro é o mais visitado. Outros mirantes também proporcionam vistas belíssimas do lugar.

O mirante lateral direito localiza-se ao lado de um pinheiro. Ele também avança alguns metros sobre o penhasco, causando aquela sensação de calafrio para os menos corajosos.

Cascata do Avencal: mirante de vidro mais ousado de Urubici (110 metros de altura) -
Mirante na Cascata do Avencal (foto: Facebook)
visão do mirante na Casacata do Avencal
Mirante mais próximo da Cascata do Avencal (foto: Facebook)

O mirante frontal fica em frente ao mirante de vidro. É uma boa pedida visitar esse outro, já que ele proporciona uma vista quase completa da gigantesca queda d’água.

Dica de leitura: ​​Cascata do Caracol em Canela: passeio bom e barato (só R$20) 

Mirante ao lado da Cascata
Mirante ao lado da Cascata (foto: Facebook)

Já o quarto e mais distante mirante fica próximo à tirolesa, em meio à mata. Vale a pena visitar o mirante da mata, uma vez que ele oferece uma vista mais frontal da cascata.

Último mirante que dá a visão frontal da cachoeira
Último mirante que dá a visão frontal da cachoeira

É comum que a maioria dos visitantes contemple a Cascata do Avencal da parte de cima, com uma certa altura. Mas existem outros ângulos que tornam a experiência de contemplação muito interessante. Muitos visitantes preferem a opção de acessar a parte de baixo da cascata.

Diferente da parte de cima, onde o acesso precisa ser feito de carro, o acesso à parte de baixo é feito por trilhas pela mata. Um passeio agradável e tranquilo para quem tem medo de altura, ideal para quem gosta de ficar mais tempo perto da natureza.

A trilha tem fácil acesso, dura cerca de 30 minutos e conta com cordas para auxiliar nas subidas e descidas.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para fazer a trilha é recomendado roupas e sapatos adequados, além de atenção redobrada com as rochas e locais escorregadios.

Outra boa ideia é admirar as belezas da Cascata do Avencal no deck do Guardião do Avencal, no Km 5 da SC-110, local onde se pode ver inscrições rupestres (se o tempo não estiver muito fechado).

inscrições rupestres no caminho para a Cascata do Avencal
Inscrições rupestres no caminho para a Cascata do Avencal (foto: Flickr)

Segundo os guias locais, as inscrições rupestres datam cerca de 4 mil anos, porém não existem placas indicativas ou informações no local sobre as datas e o que significam as pinturas nas rochas.

Cascata Novo Mundo

Existe uma terceira entrada, a cerca de 1 km de distância da Cascata do Avencal, que leva à Cascata Novo Mundo.

Com uma queda de aproximadamente 50 metros de altura, essa outra cascata é também outra atração imperdível do parque. Para chegar até ela, o visitante precisa fazer um verdadeiro passeio por dentro de uma mata de xaxins (planta gigante que atinge 10 metros de altura).

Uma passarela de madeira foi construída no local para se chegar até a cascata. O interessante é que nessa outra cachoeira é permitido chegar bem mais perto, sendo permitido tomar banho e aproveitar o momento para refrescar-se durante o passeio.

Restaurante Don Ventura

O Restaurante Don Ventura fica no parque e oferece diversas opções de lanches e almoço. A cozinha é basicamente brasileira e alemã e oferece pratos variados e preço justo. Não deixe de provar a comida típica da Serra Catarinense, a paçoca de pinhão!

Cascata do Avencal: mirante de vidro mais ousado de Urubici (110 metros de altura) -
Paçode de pinhão no Restaurante Don Ventura (foto: Instagram)

Com uma boa estrutura, o restaurante é opção para quem deseja descansar e fazer uma refeição entre uma atração e outra.

Leia também: Mirante da Janela na Chapada dos Veadeiros (sem guia + 4 dicas)

Tirolesa da Cascata do Avencal

A visão é de tirar o fôlego. Para os mais corajosos, o passeio de tirolesa é uma boa pedida, já que ela passa por cima da famosa cascata. São 270 metros de comprimento e 120 metros de altura de pura adrenalina.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Tirolesa na Cascata do Avencal
Tirolesa na Cascata do Avencal (foto: Facebook)

O equipamento funciona das 9h às 18h e é operado por profissionais experientes e qualificados que proporcionam ao visitante momentos divertidos com muita segurança e responsabilidade.

Se você está pensando na ideia, vá preparado. Na tirolesa, o uso de tênis é obrigatório.

E você, se arriscaria nessa aventura?

Balanço gigante da Cascata do Avencal

Uma atração imperdível para quem não é tão adepto das atividades radicais é o balanço gigante. Quem visita o parque pode arriscar-se a uma atividade menos desafiadora. O balanço proporciona aquela sensação gostosa de se balançar sobre o penhasco.

Uma escada foi instalada próxima ao balanço para o visitante pegar impulso e lançar-se ao ar. A sensação de “voar” sobre a cascata é algo indescritível. Vale a pena experimentar.

Salto de pêndulo da Cascata do Avencal

Já pensou em saltar de um penhasco em total queda livre? Se você quer testar seus limites de coragem, a dica é saltar do pêndulo na Cascata do Avencal e contemplar uma verdadeira obra prima da natureza.

O local do salto fica no Parque Novo Mundo, a 15 minutos do centro de Urubici. A atividade é totalmente segura e, após o salto, é utilizado um sistema automatizado para trazer o visitante de volta ao local do salto.

A aventura tem o valor único de R$ 500 por pessoa e possui alguns requisitos de segurança:

  •  A partir de 12 anos de idade
  • Altura mínima de 1,50m
  • Peso máximo recomendado de 105kg

Os profissionais do salto de pêndulo são altamente treinados e capacitados, além de fazerem uso de equipamentos com certificações internacionais e atualizações constantes.

Os visitantes poderão ter uma experiência única, segura e confortável. E você, teria coragem de desafiar seus medos nessa aventura?

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para mais informações e recomendações visite a página do salto de pêndulo: https://www.saltodependulo.com.br/

Leia também: Cachoeira do Abismo na Chapada dos Veadeiros (sem guia)

Como chegar no poço da Cachoeira do Avencal

A Cachoeira do Avencal é realmente uma experiência encantadora. Você tem a opção de conhecer tanto a parte de cima (mirantes e morros) ou a parte de baixo até chegar ao poço, passando pelas trilhas da mata. Ou quem sabe, aventurar-se das duas formas! Isso vai depender da sua disposição.

Trilha para o poço da Cascata do Avencal
Trilha para o poço da Cascata do Avencal (foto: Facebook)

Para chegar até o poço da cachoeira, basta caminhar por cerca de 20 minutos seguindo a trilha e o caminho das pedras. Nesse momento é importante ter cuidado com as pedras escorregadias no local.

Chegando na cascata, você tem uma visão indescritível do lugar e o melhor: você não paga nada. Na parte de baixo da cascata, não é cobrado ingresso.

Vista do poço da Cascata do Avencal
Vista do poço da Cascata do Avencal

O único ponto negativo é que nessa parte o visitante não terá acesso às atividades radicais, como o salto de pêndulo e a tirolesa. Mas isso será recompensado pela beleza da vista. Vale muito a pena conhecer a cascata por esse outro ângulo.   

Camping e Pousadas para visitar a Cascata do Avencal

Camping Cascata do Avencal

Se você gosta de aventuras em meio à natureza, pode experimentar acampar alguns dias no Camping Cascata do Avencal. A diária por pessoa em barraca é a partir de R$ 60. O camping conta com uma vista privilegiada ao lado da Cascata do Avencal, banheiros com chuveiro quente, churrasqueira e restaurante.

E para aqueles que não têm barraca de camping, o local trabalha com aluguel.O visitante pode alugar uma barraca de 3 lugares por R$ 50/dia.

Pousada Encanto do Avencal

  • Diária em quarto duplo: a partir de R$ 395 | Clique para reservar
  • Avaliação dos hóspedes: 4,5 – Excelente
  • Ponto positivo: localização, ambiente aconchegante e ótimo café da manhã
  • Ponto negativo: atendimento precisa melhorar

Próxima aos famosos pontos turísticos, a Pousada Encanto do Avencal localiza-se em meio às araucárias, morros, além de ficar próxima às inscrições rupestres e à Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

É uma opção para quem deseja uma estada agradável e relaxante. A pousada conta com amplos quartos com wi-fi, frigobar, banheira de hidromassagem, café da manhã, bar, restaurante e estacionamento gratuito.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Pousada das Flores

  • Diária em quarto duplo: a partir de R$ 228 | Clique para reservar
  • Avaliação dos hóspedes: 4,0 – Muito bom
  • Ponto positivo: localização excelente e equipe atenciosa
  • Ponto negativo: incômodo do bar que funciona no local

A Pousada das Flores localiza-se no coração de Urubici, sendo um estabelecimento especializado em receber motociclistas, bikers e aventureiros de esportes radicais.

A pousada combina bom preço e comodidade, oferecendo um ambiente familiar em uma excelente localização em Urubici. A pousada conta com tv, ar condicionado, wi-fi, café da manhã, aluguel de bicicleta, bar e estacionamento gratuito.

Pousada Caminhos da Natureza

  • Diária em quarto duplo: a partir de R$ 412 | Clique para reservar
  • Avaliação dos hóspedes: 4,5 – Excelente
  • Ponto positivo: boa localização, quartos amplos e atendimento acolhedor
  • Ponto negativo: rua escura à noite

Localizada em uma região verde, próxima à trilha da Cascata do Avencal, a Pousada Caminhos da Natureza oferece uma boa estada para quem quer relaxar e desfrutar de momentos únicos. A pousada conta com um jardim e um bosque de araucárias, chalés espaçosos com ar condicionado, lareira, wi-fi,chuveiro quente, café da manhã e estacionamento gratuito.

Pousada Valle do Avencal

  • Diária em quarto duplo: a partir de R$ 390 | Clique para reservar
  • Avaliação dos hóspedes: 5,0 – Excelente
  • Ponto positivo: ambiente aconchegante integrado à natureza e funcionários atenciosos
  • Ponto negativo: café da manhã com algumas opções repetidas

Se você está pensando em passar alguns dias descansando em perfeita harmonia com a natureza, pode experimentar uma estada na Pousada Valle do Avencal. A pousada fica localizada a 15 minutos do centro de Urubici, no caminho da entrada da parte de baixo da Cascata do Avencal.

Leia: Pousadas em Arraial do Cabo: as melhores e a mais barata da cidade

São sete lofts com varanda, suíte, cozinha ampla com churrasqueira e hidromassagem com vista privativa para a mata de araucárias, espaços românticos e um lago. A área externa da pousada conta com redes e um espaço de fogão de chão.

Compartilhe:

Leia também...